Os Nossos Amigos

quinta-feira, abril 10, 2008

LEVE OS SEUS “BONECOS” A UM HOSPITAL DIVERTIDO


Concerteza que tem lá em casa um Nenuco ou um Action Man que, de tanto uso, está mesmo a precisar de intervenção “médica”.
Pois é, nos dias 12 e 13 de Abril entre as 10h e as 18h, os seus filhos têm a oportunidade de os levar ao Hospital.
Numa tenda instalada no exterior do Hospital D. Estefânia vai ter lugar a 7ª edição do “Hospital da Bonecada”. Esta iniciativa resulta de um projecto europeu que visa desmistificar os medos e receios que a bata branca inspira nas crianças e ao qual a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência Médicas de Lisboa se associou há já sete anos.
Através desta iniciativa, as crianças podem levar os seus “amiguinhos” a uma consulta especial, aí os “Doutores”, também eles a tentar perder o receio do contacto com os pacientes, são estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, medicina dentária, farmácia e educação de infância, irão ajudá-los a compreender melhor o meio hospitalar e ensinar algumas regras de higiene e nutrição.
Quando chegam, as crianças aguardam na sala de espera a chamada para a “triagem”.
Aí encontram animadores para os entreter (por vezes a dificuldade é “arrancá-los” deste espaço…) com jogos e desenhos.
Depois da chamada, é preenchida a ficha dos sintomas do paciente e, já no consultório, o médico revela o diagnóstico e a prescrição.
De seguida dirigem-se à farmácia para “aviar” a receita e, na enfermaria, é administrado o tratamento prescrito do qual fazem parte “beijinhos” e “miminhos”.
Tudo isto é feito com muita descontracção e simpatia.
Pelo meio entram ainda no berçário, bloco operatório, dentista (onde está a fada dos dentes) e na sala da educação para a saúde, onde através de jogos brincadeiras são apreendidas regras importantes para uma vida saudável.
No fim ainda há tempo para brincadeiras informáticas com os excelentes CDs do Hospital das Brincadeiras (produzidos pelo Espaço Cativar parceiro deste projecto), e um pequeno lanche.
Uma iniciativa de muita qualidade e interesse como há poucas!

Pronta para o segundo?


Um intervalo inferior a 12 meses entre um parto e a concepção seguinte aumenta os riscos de parto pré-termo.


Um intervalo muito curto ou muito longo entre a gravidezes aumenta os riscos de parto pré-termo e de problemas de saúde para o bebé.
Numa investigação recente de uma equipa da Universidade de Washington (mais concretamente do seu Centro de Investigação para o Parto Pré-termo) foram avaliadas mais de 156 mil mulheres que tiveram dois partos entre 1989 e 1997.
Foram tidos em conta os intervalos entre as duas gravidezes, a forma como decorreu o segundo parto e a saúde dos segundos filhos.
Os investigadores concluiram que:
- Um intervalo de menos de seis meses ente um parto e a concepção seguinte aumenta 41 por cento o risco de parto pré-termo (antes das 35 semanas de gestação).
- Um intervalo entre seis e 12 meses aumenta 14 por cento o risco de parto pré-termo.
- Um um intervalo entre 12 e 18 meses não implica risco aumentado de parto pré-termo.
Emily DeFranco, a médica que liderou a pesquisa, aconselha as mulheres a esperar pelo menos 12 meses ente um parto e a predisposição para engravidar novamente.
Torna-se ainda mais importante seguir este conselho, no caso das mulheres que tiveram um parto pré-termo anteriormente.
Para essas, os riscos são ainda mais elevados.
Engravidar com menos de um ano de intervalo aumenta os riscos de parto pré-termo pois não há tempo suficiente para o organismo da mãe recuperar, a nível, nutricional, da gravidez anterior.

As conclusões deste estudo foram publicadas no American Journal of Obstetrics and Gynecology.


quarta-feira, abril 09, 2008

A adopção

É um tema que ainda não abordamos aqui no Babyblogs. Para colmatar tal falta, começamos a reunir alguns elementos e, à semelhança do que temos vindo a fazer com outros temas, vamos desenvolvendo os mesmos por etapas. A idéia é como sempre adquirir o máximo de informação e partilhá-la, não só na forma de como o fazer mas gostaríamos muito de obter testemunhos reais sobre o assunto. Se já adoptaram, se estão em lista de espera para adoptar, enviem-nos a vossa história. Para tal, disponibilizamos o babyblogs.testemunhos@gmail.com, contamos convosco!



Fica, desde já uma breve descrição do que é a adopção e os tipos de adopção, perante a lei.


A adopção é o vínculo que, à semelhança da filiação natural, mas independentemente dos laços de sangue, se estabelece legalmente entre duas pessoas. Este vínculo constitui-se por sentença judicial proferida em processo que decorre no Tribunal de Família e Menores.

Há dois tipos de adopção:

Adopção plena

  • O adoptado adquire a situação de filho do adoptante, integrando-se na sua família, extinguindo-se as relações familiares entre a criança e os seus ascendentes e colaterais naturais;

  • O adoptado perde os seus apelidos de origem;

  • Em determinadas condições o nome próprio do adoptado pode ser modificado pelo tribunal, a pedido do adoptante;

  • Não é revogável, nem mesmo por acordo das partes;

  • Os direitos sucessórios dos adoptados são os mesmos dos descendentes naturais.

Adopção restrita

  • O adoptado conserva todos os direitos e deveres em relação à família natural, salvas algumas restrições estabelecidas na lei;

  • O adoptante poderá despender dos bens do adoptado a quantia que o tribunal fixar para alimentos deste;

  • O adoptado pode receber apelidos do adoptante, a requerimento deste, compondo um novo nome, em que figure um ou mais apelidos da família natural;

  • Pode ser revogada se os pais adoptivos não cumprirem os seus deveres. Pode ser convertida em adopção plena, mediante requerimento do adoptante e desde que se verifiquem as condições exigidas;

  • O adoptado ou os seus descendentes e os parentes do adoptante, não são herdeiros uns dos outros, nem ficam reciprocamente vinculados à prestação de alimentos.

terça-feira, abril 08, 2008

Youtube e a Infertilidade

A API colocou no Youtube os vídeos sobre a reportagem de ontem.

Fica ainda outra tag de interesse sobre o tema.

Bem Vinda Leonor!!!!



Nasceu a bebé Leonor da Mamã Gatinha!!!!

A Leonor veio ao mundo no dia 3 de Abril de 2008, às 14h 22m, com 3,060 Kg e 49 cm, parto natural e sem epidural!!! Grande Mamã!!!
Muitos parabéns aos papás babados!!
Muitas felicidades e uma vida replecta de luz para a vossa Leonor!!
Beijocas ENORMES

segunda-feira, abril 07, 2008

Bem Vindo Pedro!!


Chegou o Pedro.
O Pedro nasceu no dia 2 de Abril de 2008, pesa 2.350 gr e mede 45 cm!!
Correu tudo e o mais importante, é Saudavel !!
Muitas felicidades Pedro e papás!!!

Positivo!


A Nunca desistir está grávida! Parabéns, que tenhas uma gravidez muito pacífica! A palavra de ordem é mesmo essa: Nunca desistir!

Infertilidade no "Portugal no Coração"

O tema do programa "Portugal no Coração" (RTP1, 15:55h) do próximo dia 07 de Abril será a Infertilidade. A Associação Portuguesa de (In)Fertilidade estará representada pela Filomena Gonçalves e contaremos ainda com os testemunhos da associadas Cristina Parreira, Marta Casal e Maria Pereira. O programa contará ainda com a participação de especialistas em medicina de reprodução (nomes a confirmar).

Não percam, é hoje!

Pagar taxa para adoptar?

A Bem Me Queres considera que a entrada em vigor ( a 1 de Setembro de 2008) do novo Regulamento das Custas Processuais irá por em causa a gratuitidade dos processos de adopção.

Enquanto que no Código das Custas Judicias, actual e, ainda, em vigor, na sua línea a) do n.º 1 do artigo 3.º os processos de adopção são claramente abrangidos pela isenção de custas, no novo Regulamento de Custas Processuais a isenção é contemplada apenas em relação aos menores ou respectivos representantes legais, nos recursos de decisões relativas à aplicação, alteração ou cessação de medidas tutelares, aplicadas em processos de jurisdição de menores (artigo 4.º , alínea l do RCP).

A taxa de justiça que será paga no início do processo será devolvida no final, ou não, consoante tenham existido encargos durante o processo.

Por um lado, haverá lugar ao pagamento de um montante a título de taxa de justiça no início do processo (num valor de mais de 500€) por outro lado este mesmo montante poderá ser ou não devolvido no final.

Se em termos económicos cada criança que é adoptada é menos uma criança que o Estado tem a seu cargo, não se justifica a não isenção de custas no novo Regulamento das Custas Processuais que entrará em vigor em 1 de Setembro de 2008.

Consideramos ainda que esta, não isenção é imoral, no sentido que não facilita um dos possíveis projectos de vida das nossas milhares de crianças institucionalizadas.

A Bem Me Queres como associação de promoção da adopção em Portugal estará atenta a tudo o que envolva este instituto, e relativamente a este assunto irá mobilizar-se e tudo fazer no sentido de ver alterada esta situação.


A taxa nos processos de adopção é imoral e injustificada.Precisam da nossa ajuda, se cada um der um passo pode ser que todos juntos, consigamos! É tão fácil, assinem a petição e divulguem!

Agradecemos desde já a vossa colaboração.

Para mais esclarecimentos e conhecimentos: Bem Me Queres – Associação de Apoio á Adopção de Crianças

Contactos: E-mail info@bmqueres.org telf. 225 405 985 fax. 225 419 232 tlm 919 865 516

Bem Vinda Lara!


Nasceu, a Lara da Time, dia 6 de Abril, pelas 14h20 com 3,260kg e segundo os papás e madrinha, é linda! Que sejas feliz, Lara! Muitos parabéns!

sábado, abril 05, 2008

Bem Vindos Pedro e Miriam!!!!


Nasceram os gémeos da Mamã Olga!!!

O Pedro e a Miriam vieram ao mundo no dia 2 de Abril de 2008!!!

Depois de 5 anos de luta, finalmente estes papás tem os seus filhotes nos braços!!!

Espero que tudo esteja a correr bem, ficamos por cá a espera de mais novidades!!

Beijocas ENORMES

sexta-feira, abril 04, 2008

A Infertilidade em selo

Uma forma muito peculiar de ser divulgado um assunto de tanta importância e que uniu verdadeiras multidões aquando das votações para a eleição do mesmo. Ficou muito bem representada.
Agora é só ir adquirindo para passar a mensagem. Ver a colecção completa

quarta-feira, abril 02, 2008

Top Ten

1. Mamã Gatinha e bebé Leonor


2. Mamã Plena e bebé Júlio


3. Mamã Sr e bebé


4. Mamã Time e bebé Lara


5. Mamã Paula e bebé Henrique


6. Mamã Cristina e bebé


7. Mamã Alex e bebé Inês


8. Mamã Sara e bebé Inês


9. Mamã Sandra e bebé Érica


10. Mamã Cat e bebé Beatriz


Bem Vindo Bebé!!!


O bebé da Mamã Xana já deve ter nascido, segundo o post da Mamã do dia 19 de Março, o parto seria induzido no dia 25 de Março!!!

Fica aqui o post de boas vindas a este bebé, com a esperança de tudo ter corrido bem!!!

Ficamos por cá a espera de noticias da Mamã Xana e do seu filhote!!!

Beijocas ENORMES
Bem Vindo Eduardo!!!!


Nasceu o Eduardo da Mamã Rita!!!!

O Eduardo veio ao mundo hoje, dia 2 de Abril de 2008, às 07 horas com 3260 Kg!!!

Muitos parabéns para os papás babados pelo lindo filhote!!!

Muitas felicidades e tudo de bom!!

Beijocas ENORMES
Bem Vinda Margarida!!!!


Nasceu a Margarida da Mamã Maria!!!

A Margarida nasceu ontem, dia 1 de Abril de 2008, com 3.768 Kg e mede 50,58cm!!!

Parabéns mamã e votos de uma boa recuperação!!!

Beijocas ENORMES
Bem Vindo Tomás!!!!


Nasceu o Tomas da Mamã Angela!!!

o Tomas nasceu no dia 24 de Março de 2008, às 16h 25m com 3,700Kg e 51cm!!!

Parabéns papás babados e muitas felicidades!!!

terça-feira, abril 01, 2008

Bem Vindo Bebé!!!


Nasceu o bebé da Mamã Mag!!!

O bebé nasceu no passado dia 23 de Março de 2008 às 13h, com 3,575 kg e 50 cm!!

Parabéns papás babados e tudo de bom!!

Felicidades
Bem Vindo Martim!!!!

Já nasceu o Martim dos papás Pedro e Carina!!!

O Martim nasceu no passado dia 28 de Março de 2008, pela 1h 36m, com 53cm e 3280kg!!!

Muitos parabéns aos papás babados e tudo de bom!!!

Beijocas ENORMES

Sou Mãe! e Agora?



Exmos. Senhores,
Aproxima-se o dia da mãe! Dentro da temática, gostaria de contar com o contributo da vossa empresa no relançamento do livro "Sou Mãe! e Agora?" da minha esposa Sónia Silva.
Está-se a negociar sessões de autógrafos na FNAC do Porto e/ou Matosinhos, uma vez que somos residentes na Maia - Porto, por isso estou a tentar angariar apoios de entidades no ramo da puericultura, ocs e empresas ou marcas de grande notoriedade, no sentido de apoiar financeiramente a compra de livros, para que depois se possam oferecer na sessão a todas as mães que estejam presentes.

Acho que é um livro muito interessante para mães, pais e público geral.

Na vossa vertente de responsabilidade social, poderão incluir esta iniciativa pedagógica?

Gostaria Muito de ter o vosso apoio.

Jorge Lima

Deixo-nos uma breve sinopse do livro:

“Sou Mãe! E Agora? - Factos e Evidências” retrata num tom cómico e caricato diversas situações e momentos que decorrem de uma primeira maternidade, situações estas abordadas nos livros da especialidade numa versão demasiado técnica e optimista -a realidade é por vezes mais negra e crua.
Procurando também ter uma vertente pedagógica, “Sou Mãe! E Agora? - Factos e Evidências” vai dando conselhos e dicas para quem já é mãe/pai ou está prestes a sê-lo, com base na sua própria experiência como mãe. Falando de diversos temas tais como da 8ª maravilha do mundo - a fralda descartável, do papel activo dos avós de engordar os netos (gordura é formosura?!), do poder dos bebés de caírem no exacto momento em que os pais não estão a olhar, dos ciúmes dos amigos face à chegada de um bebé, da competição velada mas cerrada entre avós, das birras dos bebés para comer, tomar banho e dormir ou ainda dos subterfúgios utilizados pelos papás para não mudarem fraldas, o livro pretende ser uma lufada de ar fresco no universo dos livros sobre a maternidade, uma vez que oferece ao leitor uma visão cómica e engraçada sobre diversas situações sérias e quase sempre desgastantes para os pais, originadas por esse pequeno ser chamado bebé.