Os Nossos Amigos

terça-feira, abril 08, 2008

Bem Vinda Leonor!!!!



Nasceu a bebé Leonor da Mamã Gatinha!!!!

A Leonor veio ao mundo no dia 3 de Abril de 2008, às 14h 22m, com 3,060 Kg e 49 cm, parto natural e sem epidural!!! Grande Mamã!!!
Muitos parabéns aos papás babados!!
Muitas felicidades e uma vida replecta de luz para a vossa Leonor!!
Beijocas ENORMES

segunda-feira, abril 07, 2008

Bem Vindo Pedro!!


Chegou o Pedro.
O Pedro nasceu no dia 2 de Abril de 2008, pesa 2.350 gr e mede 45 cm!!
Correu tudo e o mais importante, é Saudavel !!
Muitas felicidades Pedro e papás!!!

Positivo!


A Nunca desistir está grávida! Parabéns, que tenhas uma gravidez muito pacífica! A palavra de ordem é mesmo essa: Nunca desistir!

Infertilidade no "Portugal no Coração"

O tema do programa "Portugal no Coração" (RTP1, 15:55h) do próximo dia 07 de Abril será a Infertilidade. A Associação Portuguesa de (In)Fertilidade estará representada pela Filomena Gonçalves e contaremos ainda com os testemunhos da associadas Cristina Parreira, Marta Casal e Maria Pereira. O programa contará ainda com a participação de especialistas em medicina de reprodução (nomes a confirmar).

Não percam, é hoje!

Pagar taxa para adoptar?

A Bem Me Queres considera que a entrada em vigor ( a 1 de Setembro de 2008) do novo Regulamento das Custas Processuais irá por em causa a gratuitidade dos processos de adopção.

Enquanto que no Código das Custas Judicias, actual e, ainda, em vigor, na sua línea a) do n.º 1 do artigo 3.º os processos de adopção são claramente abrangidos pela isenção de custas, no novo Regulamento de Custas Processuais a isenção é contemplada apenas em relação aos menores ou respectivos representantes legais, nos recursos de decisões relativas à aplicação, alteração ou cessação de medidas tutelares, aplicadas em processos de jurisdição de menores (artigo 4.º , alínea l do RCP).

A taxa de justiça que será paga no início do processo será devolvida no final, ou não, consoante tenham existido encargos durante o processo.

Por um lado, haverá lugar ao pagamento de um montante a título de taxa de justiça no início do processo (num valor de mais de 500€) por outro lado este mesmo montante poderá ser ou não devolvido no final.

Se em termos económicos cada criança que é adoptada é menos uma criança que o Estado tem a seu cargo, não se justifica a não isenção de custas no novo Regulamento das Custas Processuais que entrará em vigor em 1 de Setembro de 2008.

Consideramos ainda que esta, não isenção é imoral, no sentido que não facilita um dos possíveis projectos de vida das nossas milhares de crianças institucionalizadas.

A Bem Me Queres como associação de promoção da adopção em Portugal estará atenta a tudo o que envolva este instituto, e relativamente a este assunto irá mobilizar-se e tudo fazer no sentido de ver alterada esta situação.


A taxa nos processos de adopção é imoral e injustificada.Precisam da nossa ajuda, se cada um der um passo pode ser que todos juntos, consigamos! É tão fácil, assinem a petição e divulguem!

Agradecemos desde já a vossa colaboração.

Para mais esclarecimentos e conhecimentos: Bem Me Queres – Associação de Apoio á Adopção de Crianças

Contactos: E-mail info@bmqueres.org telf. 225 405 985 fax. 225 419 232 tlm 919 865 516

Bem Vinda Lara!


Nasceu, a Lara da Time, dia 6 de Abril, pelas 14h20 com 3,260kg e segundo os papás e madrinha, é linda! Que sejas feliz, Lara! Muitos parabéns!

sábado, abril 05, 2008

Bem Vindos Pedro e Miriam!!!!


Nasceram os gémeos da Mamã Olga!!!

O Pedro e a Miriam vieram ao mundo no dia 2 de Abril de 2008!!!

Depois de 5 anos de luta, finalmente estes papás tem os seus filhotes nos braços!!!

Espero que tudo esteja a correr bem, ficamos por cá a espera de mais novidades!!

Beijocas ENORMES

sexta-feira, abril 04, 2008

A Infertilidade em selo

Uma forma muito peculiar de ser divulgado um assunto de tanta importância e que uniu verdadeiras multidões aquando das votações para a eleição do mesmo. Ficou muito bem representada.
Agora é só ir adquirindo para passar a mensagem. Ver a colecção completa

quarta-feira, abril 02, 2008

Top Ten

1. Mamã Gatinha e bebé Leonor


2. Mamã Plena e bebé Júlio


3. Mamã Sr e bebé


4. Mamã Time e bebé Lara


5. Mamã Paula e bebé Henrique


6. Mamã Cristina e bebé


7. Mamã Alex e bebé Inês


8. Mamã Sara e bebé Inês


9. Mamã Sandra e bebé Érica


10. Mamã Cat e bebé Beatriz


Bem Vindo Bebé!!!


O bebé da Mamã Xana já deve ter nascido, segundo o post da Mamã do dia 19 de Março, o parto seria induzido no dia 25 de Março!!!

Fica aqui o post de boas vindas a este bebé, com a esperança de tudo ter corrido bem!!!

Ficamos por cá a espera de noticias da Mamã Xana e do seu filhote!!!

Beijocas ENORMES
Bem Vindo Eduardo!!!!


Nasceu o Eduardo da Mamã Rita!!!!

O Eduardo veio ao mundo hoje, dia 2 de Abril de 2008, às 07 horas com 3260 Kg!!!

Muitos parabéns para os papás babados pelo lindo filhote!!!

Muitas felicidades e tudo de bom!!

Beijocas ENORMES
Bem Vinda Margarida!!!!


Nasceu a Margarida da Mamã Maria!!!

A Margarida nasceu ontem, dia 1 de Abril de 2008, com 3.768 Kg e mede 50,58cm!!!

Parabéns mamã e votos de uma boa recuperação!!!

Beijocas ENORMES
Bem Vindo Tomás!!!!


Nasceu o Tomas da Mamã Angela!!!

o Tomas nasceu no dia 24 de Março de 2008, às 16h 25m com 3,700Kg e 51cm!!!

Parabéns papás babados e muitas felicidades!!!

terça-feira, abril 01, 2008

Bem Vindo Bebé!!!


Nasceu o bebé da Mamã Mag!!!

O bebé nasceu no passado dia 23 de Março de 2008 às 13h, com 3,575 kg e 50 cm!!

Parabéns papás babados e tudo de bom!!

Felicidades
Bem Vindo Martim!!!!

Já nasceu o Martim dos papás Pedro e Carina!!!

O Martim nasceu no passado dia 28 de Março de 2008, pela 1h 36m, com 53cm e 3280kg!!!

Muitos parabéns aos papás babados e tudo de bom!!!

Beijocas ENORMES

Sou Mãe! e Agora?



Exmos. Senhores,
Aproxima-se o dia da mãe! Dentro da temática, gostaria de contar com o contributo da vossa empresa no relançamento do livro "Sou Mãe! e Agora?" da minha esposa Sónia Silva.
Está-se a negociar sessões de autógrafos na FNAC do Porto e/ou Matosinhos, uma vez que somos residentes na Maia - Porto, por isso estou a tentar angariar apoios de entidades no ramo da puericultura, ocs e empresas ou marcas de grande notoriedade, no sentido de apoiar financeiramente a compra de livros, para que depois se possam oferecer na sessão a todas as mães que estejam presentes.

Acho que é um livro muito interessante para mães, pais e público geral.

Na vossa vertente de responsabilidade social, poderão incluir esta iniciativa pedagógica?

Gostaria Muito de ter o vosso apoio.

Jorge Lima

Deixo-nos uma breve sinopse do livro:

“Sou Mãe! E Agora? - Factos e Evidências” retrata num tom cómico e caricato diversas situações e momentos que decorrem de uma primeira maternidade, situações estas abordadas nos livros da especialidade numa versão demasiado técnica e optimista -a realidade é por vezes mais negra e crua.
Procurando também ter uma vertente pedagógica, “Sou Mãe! E Agora? - Factos e Evidências” vai dando conselhos e dicas para quem já é mãe/pai ou está prestes a sê-lo, com base na sua própria experiência como mãe. Falando de diversos temas tais como da 8ª maravilha do mundo - a fralda descartável, do papel activo dos avós de engordar os netos (gordura é formosura?!), do poder dos bebés de caírem no exacto momento em que os pais não estão a olhar, dos ciúmes dos amigos face à chegada de um bebé, da competição velada mas cerrada entre avós, das birras dos bebés para comer, tomar banho e dormir ou ainda dos subterfúgios utilizados pelos papás para não mudarem fraldas, o livro pretende ser uma lufada de ar fresco no universo dos livros sobre a maternidade, uma vez que oferece ao leitor uma visão cómica e engraçada sobre diversas situações sérias e quase sempre desgastantes para os pais, originadas por esse pequeno ser chamado bebé.

Corrente de força


Esta corrente foi começada pela Mamã Ana como forma de apoio a nossa querida Susana Pina!!!

Poderia aqui escrever muito sobre esta menina, e algumas mais com quem tenho cruzado por estes lados... mas acho que a maior parte de vocês já devem conhecer a luta desta grande Mulher!!!

Fica aqui esta forma de apoio... eu ACREDITO!!!

Boa SORTE Susana!!!!

segunda-feira, março 31, 2008

Cinco pijamas infantis contêm químicos perigosos para a pele

Estudo da Deco avaliou pijamas escolhidos de forma aleatória com base em normas auto--regulatórias
A Deco - Associação de Defesa do Consumidor detectou "substâncias perigosas", por poderem causar alergias, eczemas e irritação na pele, em cinco dos 15 pijamas infantis analisados. As marcas Billy Blue BG Folich, Chicco Chi by Night, Noddy (Verbauet), Ruca (Fábrica de Tecidos Jacinto) e Prénatal Giants Club apresentaram ftalatos.

Esta substância plastificante encontra-se nos estampados e "estudos animais mostram que que pode prejudicar o fígado e os rins". O artigo publicado na "Teste Saúde" de Abril alerta ainda para o facto destes químicos serem "sobretudo perigosos em artigos de puericultura destinados a crinças pequenas, que os levam à boca por longos períodos."

No pijama Prénatal Giants Club foi ainda encontrado formaldeído, um composto orgânico "reconhecido como cancerígeno" para o ser humano e "o contacto directo com a pele, em especial das crianças, pode provocar irritação".

Sem propósito publicitário, mas com o intuito de sossegar os pais quanto às restantes dez marcas que passaram no exame, o JN faz questão de as mencionar.

São elas as da Disney Tigger (H&M); Red Code; Oysho Peanuts Snoopy; Piratas das Caraíbas (La Redoute); C&A Disney Pixar, Zara Super Homem; Graipe de Rêve (Fabio Lucci); Benetton Red Wood Mall; Petit Patapon Bed Time e Disney Minnie Dance. Por não haver uma lei reguladora para os têxteis infantis, a Deco avaliou o teor de químicos "com base na norma ÖKo-Tex Standard 100" e os ftalatos pela "directiva dos brinquedos e artigos de puericultura".

A Deco informou os respectivos fabricantes do resultado do estudo, mas segundo Fátima Ramos, apenas a Billy Blue reagiu, garantindo que a próxima colecção já não conterá a tal substância. A Prénatal respondeu que os seus pijamas "estavam dentro da lei".

Porque foi analisada a presença de corantes, formaldeído, ftalatos, benzeno e metais pesados e destas substâncias "apenas os corantes azóicos, que libertam compostos cancerígenos, têm limites definidos numa directiva".

"A escolha foi aleatória. Procurámos marcas representativas e fomos a grandes cadeias de distribuição e hipermercados", explicou a técnica, que adiantou ao JN estar este resultado "dentro da média europeia". Ou mesmo acima, uma vez que em Portugal não foram detectados corantes.

A quem compra roupa para crianças, Fátima Ramos aconselha a preferência pelo rótulo ecológico europeu ou Öko-Tex, como garantia de ausência de químicos nocivos e a lavagem obrigatória e prévia de qualquer peça têxtil (a elevadas temperaturas) "porque desta forma se elimina grande parte do risco.
Fonte: JN

Dicionário da Grávida - Letra D


Doulas
Mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Dor abdominal contínua
Sinal de alguma complicação, possivelmente o descolamento prematuro da placenta. Avise logo ao obstetra.

Deficiência da fase lútea
O endométrio não tem a capacidade de fixar o óvulo fecundado. O tratamento é feito com progesterona ou com medicamentos indutores de ovulação.

Dentes
É folclore a idéia de que a gravidez deixa os dentes mais fracos. O aumento de cáries, na gestação, é conseqüência de alterações na dieta e à presença de placa bacteriana devido a uma limpeza inadequada dos dentes ( má escovação ou escovação incompleta). Devido aos hormônios da gravidez, a gengiva pode tornar-se mais sensível e para tê-las sadias, basta manter os cuidados diários com a higiene bucal e visite regularmente o dentista.

Dequitação
Terceiro e último estágio do trabalho de parto. Logo após o nascimento, as contrações continuam, de forma mais branda e decrescente. Nessa fase o útero vai expelir a placenta e os restos da bolsa amniótica.

Descolamento prematuro da placenta
Ocorre quando a placenta se solta parcial ou completamente da parede uterina, antes da hora certa, ou seja, no momento do parto. Em alguns casos, pode haver sangramento leve ou mesmo intenso e escuro. O sintoma mais comum é uma dor abdominal forte e contínua.

Desejo
Entremeada por sentimentos de euforia e insegurança, a gravidez pode, ao mesmo tempo, fazer com que a mulher se sinta fortalecida ou fragilizada. Os desejos, como a vontade de comer frutas raras a certa hora da madrugada, são expressivos sinais dessas famosas contradições.

Diabetes
Mesmo que nunca tenha apresentado qualquer sintoma da doença, a mulher pode adquiri-la durante a gravidez. Isso, porque, nessa fase, o organismo não produz insulina suficiente para digerir os carboidratos. O médico vai recomendar exercícios específicos e uma dieta equilibrada.

Diafragma
Método contraceptivo de barreira que consite em uma pequena capa de borracha ou de silicone que deve ser colocada na vagina pela mulher antes da relação sexual, de tal modo que obstrua a entrada (colo) do útero. Pode ser lavado e reutilizado várias vezes. Para maior eficiência, deve ser usado com um creme espermicida e colocado de 15 a 20 minutos antes da relação e pode ser retirado 6 a 8 horas depois.

Diarréia
Causada pela ingestão de alimentos gordurosos, intoxicações ou mesmo estresse. Para evitar que o corpo se desidrate, beba bastante líquido e siga uma dieta adequada. Caso os sintomas persistam, comunique ao obstetra.

Dieta
Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial na gravidez. Abuse das frutas, verduras e dos legumes em um cardápio variado e livre de frituras. Peça orientação médica e controle o peso para não engordar acima da tabela. Além do risco de estrias e flacidez, o excesso de peso pode trazer danos à mamãe a ao bebê.

Dilatação
Chegou a hora! Durante as contrações, o colo do útero se encurta. E à medida em que elas aumentam de intensidade e freqüência, ele se abre para que a cabeça da criança passe, sem maiores dificuldades. É necessário haver, no mínimo, 10cm de dilatação para garantir a saída tranqüila do bebê.

DIU
Método contraceptivo mecânico. Um dispositivo de plástico com cobre ou progesterona, em forma de T ou 7 que é colocado dentro do útero, impedindo a passagem do espermatozóide e a nidação (implantação) do ovo no endométrio.

Documentação
Exames, receitas, diagnósticos e requisições do médico devem estar sempre juntos em uma pequena pasta, ao alcance da futura-mamãe. Em casa, em uma viagem, nas emergências ou na hora de ir para a maternidade, esse conjunto de informações poderá ser aproveitado.

Dopplervelocimetria
Exame que mede o fluxo sanguíneo do bebê, e da mãe para ele. O binômio placenta/feto é analisado com muita precisão. Exame indicado na rotina do pré-natal, por pelo menos duas vezes, nas gestações sem qualquer complicação e com maior freqüência nas de alto-risco.

Dor de cabeça
Calor, estresse, viagens cansativas, poluição, costumam causar dores rápidas. Atenção: se elas forem contínuas, você sentir a visão turva, inchaço nas mãos e nos pés, procure seu médico: há riscos de hipertensão ou toxemia gravídica.

Dores do parto
Durante o trabalho de parto, as contrações provocam pequenos bloqueios na oxigenação da musculatura uterina. A dor pode ser mais ou menos intensa, dependendo da tolerância de cada mulher.

DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis
Na grávida, é fundamental o diagnóstico precoce, pois se for constatada alguma dessas enfermidades, há como se fazer o tratamento sem causar danos à boa formação do feto.

Ducto lácteo
Pequenos canais que transportam o leite produzido no tecido glandular do peito da mulher, leite este que irá mais tarde atingir o mamilo.

Duração da gestação
Uma gestação normal dura 40 semanas, ou dez meses lunares de 28 dias. Pelos meses solares - que variam de 28 a 31 dias, contam-se nove meses ou então 280 dias - contando a partir do primeiro dia da última menstruação.

Dor na coluna
Conforme a barriga cresce, o corpo da grávida se desloca para trás. As mudanças na postura e no modo de andar causam dor e desconforto na parte baixa das costas. Os sintomas aparecem, em geral, lá pelo 6º mês, mas podem ser aliviados com alguns exercícios específicos. Sentar-se com as costas retas ajuda muito.

Endometriose

Trata-se da doença benigna mais frequente em ginecologia e um dos seus maiores mistérios. Define-se pela presença de endométrio fora da cavidade uterina.

O que é

A endometriose define-se pela presença de endométrio fora da cavidade uterina. A cavidade uterina é revestida por uma camada chamada endométrio. Esta camada sofre alterações cíclicas sob a acção das hormonas sexuais produzidas pelos ovários (estrogénios e progesterona). Primeiro prolifera, depois sofre um processo de maturação glandular e, se não ocorre gravidez, o endométrio sofre a descamação, originando as perdas menstruais. O endométrio, se estiver localizado fora da cavidade uterina, sofre as mesmas alterações atrás referidas, originando uma intensa reacção inflamatória dos tecidos circunjacentes.

Quais as causas

Esta é a principal questão enigmática da endometriose. Até hoje desconhece-se a causa desta patologia. Existem várias teorias apontadas - refluxo menstrual, reacção imunológica anormal, migração do endométrio para a cavidade abdominal e actividade celular anormal do endométrio. Nenhuma destas teorias está consistentemente demonstrada.

O que se sabe é que o endométrio pode ter múltiplas localizações - no músculo uterino, na superfície do útero, nas trompas, nos ovários, na cavidade pélvica (sobretudo no fundo de saco posterior do útero) e, menos frequentemente, nos intestinos, na parede do abdómen e nos pulmões.

Quais os sintomas

Dores abdominais e pélvicas intensas, habitualmente mais acentuadas durante as perdas menstruais. Estes são os sintomas mais característicos da endometriose.

Raramente, pode dar sintomas bizarros de acordo com a sua localização; por exemplo, emissão de expectoração com sangue durante a menstruação. Ocasionalmente pode associar-se com mal-estar geral, algias musculares generalizadas, dores de cabeça, náuseas e vómitos.

Como se diagnostica

A sintomatologia dolorosa menstrual persistente, mesmo com o tratamento mais específico (pílulas e anti-inflamatórios) leva-nos à sua suspeita. O diagnóstico definitivo estabelece-se com laparoscopia e biopsia das lesões observadas.

Como se desenvolve

A endometriose possui um comportamento evolutivo. As lesões de endometriose inicialmente originam uma reacção inflamatória nos tecidos próximos das lesões. Esta inflamação, se persistente, origina fibrose e posteriormente aderências. Estas, quando atingem as trompas, podem limitar a sua mobilidade e, por outro lado, podem obstruir as trompas interferindo assim com a fertilidade da mulher.

Quando as lesões estão localizadas nos ovários originam formações quísticas com hemorragia no seu interior. O sangue coagulado torna-se acastanhado originando os chamados quistos chocolate. Estas formações quísticas vão limitando a capacidade funcional dos ovários.

As aderências podem atingir a cavidade pélvica levando a oclusão do fundo de saco posterior e inclusivamente à fixação da bexiga e do intestino nos órgãos genitais internos (útero, trompas e ovários).

Formas de tratamento

O tratamento cirúrgico tem um papel muito importante na endometriose. Limita as lesões quísticas ou mesmo as lesões uterinas, liberta as aderências e pode permitir a destruição das lesões pontuais de endometriose. A laparoscopia e a aplicação do laser em ginecologia vieram revolucionar o tratamento cirúrgico da endometriose.

Esta doença assume alguma preocupação quando se associa com infertilidade, pois as lesões de endometriose extensas do útero e dos ovários podem levar à necessidade de atitudes cirúrgicas mais radicais que limitam definitivamente a capacidade reprodutiva da mulher.

Formas de prevenção

Não existem atitudes preventivas em relação à doença. Existem sim atitudes preventivas em relação à sintomatologia dolorosa que esta doença origina. A utilização de contraceptivos orais em toma contínua constitui uma medida específica para o alívio da sensação dolorosa.

Na presença de quistos ou de massas endometrióticas uterinas a utilização de agonistas das gonadotrofinas pode limitar o volume das massas e prepará-las para uma intervenção cirúrgica.

domingo, março 30, 2008

Os bebés que se seguem:



Listinha
actualizada
aqui!!!

sexta-feira, março 28, 2008

Nomes de A a Z


Meninos

Adriano
Nome de origem Latina
Significado: O escuro, águia. Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito activa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.
Afonso
Nome de origem Germânica
Significado: Guerreiro de ânimo combativo.
Dotado de um pensamento profundo e analítico, recusa a facilidade e tem um pessimismo "positivo" que o protege dos infortúnios.
É autêntico, tem no entanto um caminho longo e espinhoso a percorrer. A sua convicção inabalável e a sua persistência ajudam-no a atingir os seus objectivos e garantem-lhe o triunfo e a liderança a nível profissional.
Alexandre
Nome de origem Grega
Significado: Alexandros, defensor da espécie humana. Grande protector e defensor do género humano, luminoso, brilhante, moreno.
André
Nome de origem Grega
Significado: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo.
Do grego "másculo, varão".

António
Nome de origem Greco-Latina
Significado: Do latim "antonius" que significa "inestimável" ou do grego “antheos” que significa flor.
Procuram o equilíbrio, reagem de acordo com os seus sentimentos e têm necessidade de agradar e de estabelecer laços de paz com quem os cerca. Gostam do belo e procuram o prazer.
A sua faceta extrovertida encontra eco na forma como comunica.
Os planos metafísicos exercem sobre ele uma grande atracção.

Meninas
Adriana
Nome de origem Latina
Significado: Feminino de Adriano. Sedutora, dedicada e ambiciosa. Da cidade de Ária, região banhada pelo mar Adriático.
Ádria vem de Adar, deus do fogo, uma das divindades adoradas pelos heráclidas, povo descendente de Héracles.
É doce e leal, realista e conhecedora das suas próprias potencialidades.
Alexandra
Nome de origem Grega
Significado: Alexandros, defensor da espécie humana.
Alice
Nome de origem Grega
Significado: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade.
Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros.
Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa.
Do grego "verídica, autêntica".

Ana
Nome de origem Hebraica
Significado: Cheia de graça, que tem compaixão, clemência.
É introvertida e introspectiva. Trabalha arduamente para atingir os seus objectivos e não gosta de delegar poderes. É um pouco difícil, mas dedicada e fiel no campo amoroso.
Detesta os hipócritas.

Andreia
Nome de origem Grega
Significado: Feminino de André.
É uma pessoa sincera e crédula, características que a tornam mais sensível aos enganos dos outros, por isso procura proteger-se.
Seduz mais pelo seu encanto do que pela sua beleza. Tem uma ligeira inclinação para a melancolia.
No campo afectivo é tempestuosa e ciumenta, terna e sensual.

quinta-feira, março 27, 2008

Perguntas e Respostas


O que é o ácido fólico?
É uma vitamina B, que reduz a incidência de alguns problemas no nascimento.Nos alimentos poderá encontrar esta vitamina em vegetais verdes e espargos.

Porque enjoo?
O enjoo é causado pelas mudanças hormonais.
Grande maioria das mulheres, durante a gravidez, descobrem cheiros mais intensos ou mesmo novos aromas, como por exemplo na comida, que podem ser menos agradáveis, ao ponto de provocar enjoos.

Posso tomar algum tipo de medicação?
O melhor é evitar qualquer tipo de medicação, durante os próximos 9 meses.
Qualquer tipo de medicação que precise de tomar, só o deve fazer após consultar o seu médico.

Sexo na gravidez?
Sexo não faz mal, nem á gravida, nem ao parceiro, nem ao bebé.
Pelo contrário, faz tudo o que bom o sexo tem.
Caso haja perca de sangue ou sinta alguma dor para além do razoável, consulte o seu médico.

É normal ter caíbras?
Sim, é perfeitamente normal, principalmente no final da gravidez, que as gravidas tenham caíbras.
Ou devido ao cansaço, ou á falta de calcio.

O Ferro é fundamental?
Sim é fundamental , visto que o ferro é um mineral que aumenta a circulação do sangue torna-se de extrema importancia o aumento das reservas durante a gravidez. Pode encontra-lo na carne, sumos de fruta e legumes verdes.Existem também suplementos.

A nossa pele durante a gravidez também precisa de vitaminas?
Sim, ao longo dos nove meses a nossa cútis necessita muito de vitaminas.
Adquira um creme hidratante com extratos de frutos e plantas , pois fornecem vitaminas A, B, C,e K.

A postura diminui a falta de ar?
Sim, o utero vai crescer vai pressionar o diafragma que empurra os pulmões, estes não se enchem completamente de ar.
Quando estiver sentada ou em pé,mantenha as costas direitas.


Pode uma grávida fazer exercicio fisico?
Sim, a prática de uma actividade leve e feita com moderação só vai trazer beneficios. Alivia o stress, melhora a condição fisica,tanto no parto como no pós-parto.

Poderei vir a ter hemorroidas?
Sim,é uma situação extremamente deságradavel e dolorosa, mas,normal.
Deverá aconcelhar-se com o se médico, a fim de melhor encontrarem formas de prevenção.

É normal ter perdas de sangue?
No principio da gravidez pode ser normal eventuais perdas de sangue.
Todavia é sempre de extrema importancia o seu obstetra saber o que se passa de forma precisa.

É normal sentir dor ao urinar?
Não é normal,este sintoma é certamente originado por uma infecção urinária.
A intensidade dos sintomas é variável,deverá contactar o seu médico.

quarta-feira, março 26, 2008

Bionascimento promove conferência sobre parto na água

Para todos os casais à espera de um filho

O que é o parto na água?
Quem pode ter um parto na água?
Quais são as vantagens do parto na água para a mãe e para o bebé?
Onde se pode ter um parto na água em Portugal? Estas e outras perguntas vão ter resposta numa sessão informativa dirigida pela especialista alemã Cornelia Enning, marcada para 11 de Abril, pelas 21 horas, no Cine-Teatro Municipal João Mota, em Sesimbra.
Uma sessão a não perder para todos os casais à espera de um filho, que pretendem saber mais sobre a fisiologia do parto.
A sessão contará ainda com imagens e relatos de partos na água.
O custo de participação é de três euros por pessoa.
Durante o dia irá decorrer uma formação para profissionais de saúde, também coordenada por Cornelia Enning.
A organização é da Bionascimento e conta com o apoio da Pais&Filhos
Mais informações em www.bionascimento.com. Reservas através do 212 288 715

terça-feira, março 25, 2008

Doulas de Portugal

A Associação Doulas de Portugal vai estar presente na emissão da Praçada Alegria na RTP1, quinta-feira dia 27 de Março e será representadapelas Doulas Bárbara Yu, Cristina Silva e Rosa Maria.
O tema será a humanização do nascimento e o papel da Doula na assistência não médica na gravidez e no parto.

domingo, março 23, 2008

sábado, março 22, 2008

Bem Vindo Gabriel!!!


Nasceu finalmente o Gabriel da Mamã Mary!!!


O Gabriel nasceu esta madrugada, às 2 horas da manhã do dia 22 de Março de 2008!!


Muitos parabéns aos papás babados e tudo de bom!!!


Beijocas ENORMES e tudo de bom!!!

sexta-feira, março 21, 2008

Não gosto

Porque não podemos ficar indiferentes fica aqui o link de um post que devem ler!!!
Bem Vinda Beatriz!!!!




Nasceu a Beatriz da Mamã Lurdes!!!


A Beatriz veio ao mundo no passado dia 18 de Março de 2008!!!


Muitos parabéns aos papás babados pelo seu bebé tão desejado!!!


Beijocas ENORMEs e felicidades

quarta-feira, março 19, 2008

Feliz dia papá


Ser Pai é receber a notícia de que aquela a quem amamos está à espera de um filho nosso.
Ser Pai é acompanhar, durante nove meses, o estado de graça da mulher.
Ser Pai é partilhar as idas ao médico.
Ser Pai é passar noites em branco, ao som do choro do bébé.
Ser Pai é mudar fraldas.
Ser Pai é dar banho à criança.
Ser Pai é dar a mão aos primeiros passos da vida do bébé.
Ser Pai é transmitir confiança e segurança.
Ser Pai é saber respeitar para ensinar a ser respeitado.
Ser Pai é ter a certeza de que, mesmo não estando presentes, alguém nunca se esquece de nós.
Ser Pai é uma infinidade de coisas que não cabem em palavras e frases feitas.
Ser Pai é ser único, é ser Amor na forma mais pura
É ser completo, simplesmente porque sim!

Um feliz dia do pai para todos os que nos visitam!!!

Um beijo especial para o pai em minha casa, que é o melhor pai que as minhas filhas podiam ter.
Bem Vinda Sara!!!!




Nasceu a bebé Sara da Mamã Isa!!!


A Sara nasceu no passado dia 15 de Março de 2008, ela veio ao mundo de cesariana às 12h 45m com 2,870 kg e 48 cm!!!


Muitos parabéns aos papás babados pela linda princesinha!!!


Beijocas ENORMES e felicidades

segunda-feira, março 17, 2008

Top Ten

1. Mamã Mary e bebé Gabriel


2. Mamã Maria e bebé Flor


3. Mamã Xana e bebé


4. Mamã Gatinha e bebé Leonor


5. Mamã Mag e bebé


6. Papá Pedro, Mamã Carina e bebé Martim


7. Mamã Isa e bebé Sara


8. Mamã Gina e bebé Rafaela


9. Mamã Rita e bebé Eduardo


10. Mamã Lurdes e bebé Beatriz


Bem Vindo T.!!!!

Nasceu o bebé T. da Mamã Frenética!!!

O T. nasceu no dia 14 de Março de 2008, á noite, com 3,220 kilos e 48 cm!!!

Muitos parabéns aos papás babados e ao maninho!!

Beijocas ENORMES

Bem Vinda Lisa!!!!

Nasceu a Lisa da Mamã Elizabete!!!

A Lisa veio ao mundo ontem, dia 16 de Março de 2008, às 14h 18m, com 3.850 Kg e 54 cm, de cesariana!!!

Muitos parabéns aos papás babados e ao maninho mais velho Francisco!!!!

Beijocas ENORMES e felicidades

domingo, março 16, 2008

O que é uma doula?

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

No interior do útero há um revestimento que contém sangue e tecido. Durante o ciclo menstrual as paredes do endométrio crescem preparando-se para fertilizar o óvulo. Se não ocorrer uma gravidez este tecido desprende-se e ocorre o período menstrual. A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero

Em geral, a endometriose costuma afectar só o revestimento da cavidade abdominal ou a superfície dos órgãos abdominais. Durante todos os meses, durante o período menstrual, este tecido que está fora do útero, mas com actividade hormonal, desenvolve-se e sangra ao mesmo tempo que o tecido do útero. Este sangramento interno na pélvis, que não é o período, não sai do corpo. Provoca inflamação, dor e a formação de tecido cicatricial. O tecido endometrial poderá ser encontrado nos ovários onde formam quistos, são designados de quistos de “ chocolate ”.

A endometriose da parede uterina é chamada de adenomiose e corresponde há infiltração da parede muscular do útero. Todos os meses, durante o período menstrual, o tecido que está na parede muscular do útero sangra, ao mesmo tempo que o tecido endometrial da pélvis. A adenomiose poderá ser encontrada no músculo do períneo – no saco de Douglas.

Os depósitos endometriais poderão ser encontrados nos mais remotos lugares da pélvis.

A endometriose poderá ser encontrada na bexiga, nos ureteres (canais que vão desde os rins à bexiga), superfície externa dos intestinos delgado e grosso, nas cicatrizes cirúrgicas presente no abdómen ou no revestimento da parede torácica (pleura). Em casos muito raros, poderá ser encontrado tecido endometrial nos pulmões.

Endometriose não é uma infecção.
Endometriose não é contagiosa.
Endometriose não é um cancro*.


* Os especialistas referem, que a endometriose localizada no ovário, potencializa o risco de vir a sofrer de cancro no ovário.

Fonte: Ass Port de ENDOMETRIOSE

sábado, março 15, 2008

Bem Vinda Madalena!!!!

Nasceu a Madalena da Mamã Verinha!!!

A Madalena nasceu no dia 13 de Março de 2008, às 18h 20m, com 3.120 kg, de parto normal!!!
Muitos parabéns aos papás babados e muitas felicidades!!!
Beijocas ENORMES

Bem Vindo João Pedro!!!!


Já nasceu o João Pedro da Mamã Susana!!!

O João Pedro veio ao mundo no passado dia 11 de Março de 2008, às 2h 36m com 3,252 Kg e com 48 cm!!!

Parabéns aos papás babados pelo lindo filhote, e obrigada papá pela boa nova!!!

Beijocas ENORMES e tudo de bom!!!

sexta-feira, março 14, 2008

Bem Vindo André!!


Chegou o André.
O André nasceu no dia 12 de Março de 2008 pelas 18:40 e pesa 3.450 gr !!
Correu tudo bem no parto e segundo o papá babado o André é LINDO.
Muitas felicidades André e papás!!!