Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 28, 2004

Prós e contras da cesariana (cont. I)

  • maior probabilidade de problemas na amamentação (por Doula)
  • risco acrescido de problemas respiratórios do bebé, e na sua vida futura (por Doula)
  • mau aspecto com que fica a nossa barriguinha!!! (por Lyrae)

Fico a espera de mais prós e contras da cesariana!!


2 comentários:

Romy Maria disse...

Tens de acrescentar que um a recuperação de um pós operatório é muito pior que de um parto vaginal. Na verdade é uma recuperação de um pós operatório.

Sara disse...

O "problema" com a amamentação é apenas porque com cesariana o leite não sobe logo, naturalmente, após o parto. Porém no hospital injectam uma hormona na mãe, que faz com que o leite suba com a mesma (ou maior), rapidez do que no parto natural.
Quanto à cicatriz, se for uma cesariana selectiva (e não de emergência), ela fica por baixo dos pelos púbicos e nem se vê.
Vantagens: rapidez. Menor sofrimento do bebé(não se corre o risco do bebé entrar em "sofrimento fetal". Menor sofrimento da mãe durante o parto. Não correr o risco de se ter de recorrer a forceps que podem transformar um bebé saudável até a hora do parto, num deficiente mental para o resto da vida. Não ter de recuperar de uma cicatriz e corte na vagina (a episiotomia do parto vaginal). Não correr o risco de vir a sofrer de disfunção sexual para o resto da vida. Retorno mais rápido à actividade sexual. Retorno mais rápido e mais provável à "figura anterior" (uma vez que não existe um tão grande alargamento de anca).
Desvantagens: Recuperação de um pós-parto (o que, tendo em conta a episiotomia, não difere assim tanto do parto normal). Risco acrescido de problemas respiratórios do bebé.