Os Nossos Amigos

domingo, fevereiro 13, 2005

Prenatal - Consultas

Assim que você perceber que está grávida, marque já uma consulta para iniciar os cuidados pré-natais. O pré-natal é indicado para todas as mulheres grávidas durante toda a gravidez e tem caráter preventivo.
As consultas devem ser mensais, até o sétimo mês de gestação e quinzenais à partir daí.
A primeira visita pré-natal geralmente é a mais demorada, se nenhuma complicação posterior for diagnosticada.
Durante a primeira visita você pode esperar que:
• O seu médico fará perguntas sobre o seu histórico familiar. Muitos dos problemas pré-natais são hereditários e, sabendo se já houve complicações com familiares e que tipo de complicações, é melhor para fazer uma prevenção nessa área mais especificamente.
• Você também será examinada fisicamente incluindo exame de Papa Nicolau, para verificar senão há câncer de colo do útero.
• Um exame sanguíneo também poderá ser pedido para identificar o seu tipo sanguíneo e fator Rh. O teste sanguíneo também é para identificar se há deficiência de ferro, que pode levar à anemia, identificar doenças sexualmente transmissíveis(como sífilis e Aids) e imunidade à rubéola.
• Um teste para verificar diabetes também pode ser
feito se você estiver significantemente acima do peso, tiver pressão sanguínea elevada, tiver um histórico de diabete na família, se sua idade for acima de 35 ou se previamente você deu à luz à um bebê muito grande.
• Testes de urina também são feitos para verificar o nível de açúcar e proteínas e também para checar se não nenhuma infecção urinária.
• Exame de ultrasom, geralmente intravaginal, para verificar idade fetal e número de fetos.
• O cálculo da data provável do parto (DPP) também é feito na primeira visita ao médico. O cálculo é geralmente baseado na data de seu último período mestrual.
O número de consultas durante a sua gravidez vai depender de quando você começou o pré-natal e vai também depender se você apresenta complicações ou não.

1. Eu preciso me preparar antes de uma consulta pré-natal?
Alguns dias antes de cada consulta, você pode começar a anotar em um papel algumas dúvidas que você possa ter. É comum a gente ter um monte de perguntas e depois quando estamos no consultório, não lembramos mais. Não perca a oportunidade de conversar e esclarecer todas as suas dúvidas
pessoalmente com seu médico. Porque ainda que você leia bastante sobre gravidez, as informações são sempre generalizadas mas o seu médico pode esclarecer sobre o seu caso especificamente.Se você achar que algum sintoma que você sentiu não estava normal, você também pode fazer anotações sobre quando você sentiu esse sintoma, em que circunstâncias e quanto tempo durou. O seu médico vai poder te explicar se foi normal ou se você vai precisar de cuidados.
...................................................................................................
2. Como são as consultas?
Cada visita ao médico deve começar com uma conversa sobre como você está se sentindo e se você tem dúvidas que gostaria de esclarecer.Mas o objetivo principal das consultas pré-natais é a certificação de que sua gravidez está indo bem e que nenhuma complicação está se desenvolvendo. O seu peso e pressão serão checados à cada consulta. Bem como o tamanho de seu útero para checar crescimento e posição do feto. As batidas do coração também são verificadas.
...................................................................................................
3. As consultas parecem terminar antes mesmo de terem começado. Como desacelerar as consultas?
Muitas vezes você não vê a hora de chegar o dia de sua consulta pré-natal para ter a certeza que tudo está bem com o seu bebê, aí você sai da consulta tão desapontada porque foi tudo tão rápido e depois de um tempão esperando, a consulta levou só dez minutos.Sem dúvida é desapontante mas, infelizmente acontece muitas vezes. Mas, por outro lado, se a consulta foi rápida é porque está tudo normal e não há motivos para preocupações extra.
Mas, se você quer mais atenção, siga esses passos:
• Leve suas dúvidas por escrito e converse com seu médico sobre cada ponto.
• Pergunte sobre os testes e seus resultados.
• Mencione cada mudança que você está observando no dia-a-dia. Sobre sua dor nas costas, sobre os movimentos do bebê e sobre seu apetite.
• Pergunte sobre medicamentos. O que tomar para dor de cabeça, resfriados e febre.
• Não se esqueça também de ouvir com atenção o que o médico tem pra falar. Às vezes a preocupação em falar e descrever, nos deixa pouco tempo para ouvir e entender.
• Não tolere respostas curtas e mal respondidas nem médicos que não mostrem entendimento e compaixão pelos seus sentimentos. Você e seu bebê merecem mais que isso.

Retirado do site e-familynet

Sem comentários: