Os Nossos Amigos

segunda-feira, março 28, 2005

Exercícios - Kegel

Kegel é o nome dado à exercícios de contração e relaxação dos músculos da vagina e períneo(a área entre a vagina e o ânus). Esses exercícios ajudam na preparação para o parto(ajudam você a "empurrar" melhor) e também aceleram na recuperação dos músculos que suportam a bexiga, vagina e uretra. (a bexiga armazena urina, a qual deixa o seu corpo através da uretra). Praticando Kegel, não só você está ajudando na recuperação pós-parto, como está ajundando na prevenção de uma futura incontinência urinária e também a sua vida sexual.

Como praticar?
Primeiro, tente começar quando você está urinando. Comece a urinar e pare o xixi, comece e pare. Assim você poderá saber melhor quais são os músculos que serão exercitados.Quando você não estiver urinando, pratique a contração dos músculos, segure por 4 segundos e solte novamente. Faça assim entre 10 e 20 vezes. Permite que os músculos relaxem completamente entre uma contração e outra. Faça esses exercícios dez vezes por dia. (Dez vezes um conjunto de 10 à 20 contrações por vez).

Onde praticar?
Você pode praticar Kegel em qualquer lugar. Enquanto estiver no escritório, no ônibus, lavando louça, dirigindo, em pé em uma fila ou assistindo TV. Ninguém saberá que você está praticando Kegel. Muitas mulheres podem sentir a diferença já depois de poucas semanas praticando. Kegel deve ser praticado todos os dias. Como já foi dito antes, não é indicado somente para parto e pós-parto mas também para previnir incontinência urinária e só vai fazer bem à sua vida sexual.

Retirado do site e-familynet



Destaque

"Os exercícios devem ser feitos diariamente durante toda a gestação (no caso de querer fortalecer a musculatura para ajudar no parto) e durante a vida toda..."


Os exercícios de Kegel foram criados em 1950, pelo Dr. Arnold Kegel, para fortalecer os músculos do assoalho pélvico com a intenção de ajudar as mulheres com incontinência urinária.


Porém, hoje é utilizado também incontinência fecal, para melhorar a vida sexual (para homens e mulheres) e preparar a pélvis para o parto.


Recentemente, diferentes estudos demonstraram que, nos homens, causam uma melhora significativa na ereção.


O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico e funciona da seguinte forma:

Primeiramente, você deve aprender a identificar os músculos pélvicos. A forma mais fácil é quando for urinar. Tente cortar o jato de urina e soltar várias vezes.

Lembre-se que isso deve ser feito somente para identificar os músculos. Para a realização dos exercícios, a bexiga deve estar vazia.

No início, procure fazer os exercícios deitada e verifique se não está contraindo o abdômen, as pernas ou os glúteos. Se estiver contraindo, não se terá o resultado esperado.


Realize três séries duas vezes ao dia, da seguinte forma:


Contraia e solte a musculatura rapidamente cinco vezes, em seguida, contraia e segure a contração, conte até cinco e solte. Por último repita a primeira seqüência.


Com o tempo você pode ir aumentando o número de repetições.


Os exercícios devem ser feitos diariamente durante toda a gestação (no caso de querer fortalecer a musculatura para ajudar no parto) e durante a vida toda.

Retirado do site Ultrasom3D

Sem comentários: