Os Nossos Amigos

sexta-feira, junho 29, 2007

Comportamento e desenvolvimento dos bébes!!!!


A atenção dos bebés concentra-se por períodos de tempo curtos, por este motivo os bebés mudam muito rapidamente a sua atenção sendo difícil absorver todos os seus movimentos. Habitualmente a actividade das crianças muito pequenas é acompanhada de um palrar ou balbuciar. A ideia geral que transmitem é a de fazerem uma exploração rápida do meio, concentrando e dispersando a atenção muito rapidamente. Esta mudança rápida de direcção para onde orientam a sua atenção é característica dos bebés até meio do 2º ano de vida.

Só se pode esperar que uma criança se desenvolva normalmente quando ela é rodeada desde o nascimento de um clima de amor, compreensão e segurança emocional. Estas condições implicam uma vida familiar estável desde o início.

Muitas alterações do (ou no) meio ambiente que rodeia a criança podem afectar o seu desenvolvimento emocional e intelectual, principalmente se a essas dificuldades se associarem outro tipo de privações e complicações.

As competências intelectuais e emocionais dos bebés ainda não foram completamente estabelecidas, pelo que pequenas alterações do seu bem-estar, como por exemplo o estar doente pode perturbar ou atrasar o progresso e desenvolvimento de algumas competências, assim como a resposta ao meio poderá ficar mais lenta.

O bebé quando se sente bem, isto é, quando está emocionalmente satisfeito e de boa saúde, explora e investiga o ambiente intensamente, observando, exigindo, segurando, imitando, etc. esforçando-se por se relacionar com o que o rodeia e utilizando para isso todos os meios que se encontrem à sua disposição.

Desta forma, o bebé esforça-se por adquirir algum controle sobre o seu meio ambiente. Neste processo, o bebé despende enormes quantidades de energia, pelo que se fadiga com facilidade. As competências que o bebé vai desenvolvendo e adquirindo ao longo do tempo não sucedem de forma arbitrária, mas obedecem a uma ordem, mais ou menos rígida, já que dependem, em maior ou menor grau, da maturação do sistema nervoso e do desenvolvimento físico em geral. Por exemplo, o bebé é capaz de se sentar antes de saber gatinhar e habitualmente é capaz de gatinhar antes de andar! O bebé deve ser capaz de vocalizar antes de palrar e palrar antes de falar!

A maturação atinge todo o seu potencial apenas em condições sociais e psicológicas favoráveis.
O bebé é totalmente dependente das pessoas que lhe prestam cuidados, são elas que fornecem grande parte das condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
O desenvolvimento mental e físico de uma criança é um processo único!

Autor: Dra. Alexandra Chumbo
Psicóloga Clínica especializada em gravidez e maternidade

In Mega bébes

1 comentário:

Cláudia disse...

Bom...aqui é só mesmo para agradecer a informação e o carinho que nos dás...
BEIJOS

(Já estás farta de mim? Ou ainda não? lololol)