Os Nossos Amigos

domingo, junho 17, 2007

Infertilidade é tema do primeiro selo de utente


A infertilidade vai ser tema para uma emissão de selos no próximo ano. Isto se o Ministério das Obras Públicas, Comunicações e Transportes aprovar o plano proposto pelos CTT que integra, pela primeira vez, um selo concebido por um particular.

O selo de Sandra Manuel, de Beja, sobre a Infertilidade, ganhou o concurso lançado pelos CTT, Aqui Há Selo, lançado em Março e cujo vencedor foi agora apurado.

Sandra Manuel recebeu 4210 votos, numa votação que teve a participação de mais de 33 mil pessoas, um número não esperado pelos CTT. Carla Cruz, directora de marketing dos CTT, explicou ao DN que houve claramente um movimento de apoio à causa que terá contribuído para elevar a votação. Aliás, os dois primeiros lugares foram selos dentro do mesmo tema, a Infertilidade.

O concurso lançado em Março teve uma primeira fase para se escolher as temáticas (propostos 778 temas) sobre as quais os projectos de selo deviam incidir, para depois se votarem os selos dentro desses temas. Os CTT receberam mais de 400 propostas de selos dos 20 temas possíveis.

Os dois selos mais votados foram dedicados à Infertilidade e o terceiro sobre o Mundo dos Animais. O que leva Carla Cruz a declarar que houve grupos que utilizaram a iniciativa Aqui Há Selo para promoverem as suas próprias causas. "Não nos tínhamos apercebido do potencial da iniciativa para promover causas", além de que, diz a responsável do marketing, "pôs as pessoas a falarem de selos e a intenção era mostrar e promover os selos", um negócio que está em decréscimo pela substituição das cartas por outros meios de comunicação. O selo eleito de Sandra Manuel vai agora ser trabalho pela direcção de filatelia dos CTT, em conjunto com a autora, para poder ser produzido numa emissão para coleccionismo e para efeitos postais de 200 a 400 mil selos.

Carla Cruz acredita que esta iniciativa dos CTT foi a primeira do género a nível internacional. Já Sandra Manuel, cujo contacto não foi possível até ao fecho da edição, além de ver a sua proposta transposta para um selo, com uma tiragem elevada, vai receber 1500 euros.

Os direitos sobre a imagem criada passam para os CTT, que admitem fazer uma emissão com mais selos trabalhados a partir da proposta de Sandra Manuel.

1 comentário:

Mia disse...

Esses selos serão sem dúvida muito especiais.

beijocas grandes