Os Nossos Amigos

quinta-feira, julho 05, 2007

Primeiros cuidados!!!



Em casa, finalmente
É aconselhável que os pais tenham alguém à espera quando chegarem a casa com o bebé. Pai, mãe, sogros, vizinhos, amigos, enfim, o importante é que seja alguém em quem o casal confie e que consiga transmitir uma certa tranquilidade. Alguém que ajude os recém pais a organizar a casa, as refeições, que receba as visitas e atenda os telefones. Os primeiros dias são essenciais para que pais e bebé se conheçam.
Por isso, quando chegar a casa, não se ponha logo a fazer milhares de coisas! Nada de pensar em ir para a cozinha fazer o jantar ou de se pôr a arrumar a malinha do bebé que trouxe da maternidade. Descanse o mais que puder e preocupe-se apenas com o seu bebé.

Quando as visitas aparecem
Tanto quanto possível, evite as visitas nos primeiros dias. É preferível que a família alargada e os amigos apareçam lá em casa quando os pais já estiverem mais adaptados à sua nova condição. Quanto aos familiares mais próximos, torna-se complicado dizer-lhes para não irem, pois devem estar ansiosos por conhecer o novo membro da família. Uma visita inesperada não fará mal a ninguém, mas também não é necessário que eles fiquem a tarde toda.
Para o bebé, não é muito saudável ter muita gente à volta. Nos primeiros tempos, é muito fácil contrair infecções e um simples espirro pode «espalhar» alguns micróbios pelo ar, inofensivos para um adulto, mas relativamente perigosos para um bebé recém-nascido.

O primeiro banho
As teorias acerca do primeiro banho nem sempre coincidem: há quem defenda que é melhor esperar que o cordão umbilical caia e quem diga que se pode dar banho à criança mesmo antes de isso acontecer. Por isso, peça opinião ao médico ou ao enfermeiro antes de sair da maternidade. No entanto, o mais certo é que lhe digam que pode dar banho ao bebé à vontade. Peça conselhos sobre a melhor forma de o fazer. É para isso que os técnicos de saúde lá estão.
Tenha cuidado quando lavar a cara do bebé, por causa dos olhos. Estes devem ser limpos com um algodão embebido em soro fisiológico, de fora para dentro, para evitar infecções.

Como cuidar do umbigo?
A desinfecção do umbigo deve ser uma rotina muito importante. De cada vez que o bebé muda a fralda, o cordão umbilical deve ser desinfectado com álcool a setenta graus (embalagem amarela), com a ajuda de uma compressa esterilizada. Após a desinfecção nada de deixar uma compressa embebida em álcool a rodear o cordão. O melhor é deixá-lo ao ar, por fora da fralda. Após a queda do cordão, a desinfecção pode continuar por mais um dia e a partir daí os cuidados passam a ser os habituais de limpeza do resto do corpo.

Vestir e despir
Normalmente, um bebé pequenino não gosta muito que o vistam e dispam, por isso sempre que lhe mudar a roupa, mexa-lhe com cuidado, converse com ele para o distrair ou cante-lhe uma canção.
Antes de começar a fazer a toilette ao bebé, certifique-se de que tem tudo à mão: a fralda, a roupa, a loção para o corpo, etc... Verifique se o local onde lhe vai dar banho (ou apenas despi-lo) não está demasiado frio. Uma vez despido, e se a temperatura ambiente o permitir, deixe o bebé um bocadinho sem roupa: eles adoram sentir-se nus, sem fraldas, sem roupas apertadas...
Ao princípio pode achar que vestir e despir o bebé é uma tarefa difícil. Além de serem pequeninos, costumam chorar. Os pais ficam sempre um pouco aflitos e tentam despachar-se para que o choro acabe depressa. Escolha roupas práticas e confortáveis para os primeiros tempos: as rendas e as fitas podem ser muito bonitas, mas dão trabalho a vestir e seguramente que não são muito confortáveis para o bebé. Tenha paciência e não se deixe dominar pelo choro. O seu bebé precisa de tempo para se adaptar a estes hábitos de vida. Cedo deixará de «reclamar» na altura de se vestir.

Não exagere na quantidade de roupa. A criança deve ser vestida de acordo com a estação do ano, sem exageros. Se um adulto está confortável utilizando apenas uma camisa, a criança estará bem com uma peça de roupa interior e um pijama.
Não é nas mãos nem nos pés que devemos confirmar a temperatura dos bebés. Estas zonas do corpo têm ainda uma circulação sanguínea muito imatura e estão, por isso, sempre mais frias. A pesquisa da temperatura deve por isso ser feita no pescoço ou tronco da criança. Se aí estiver quentinho, está tudo bem.

Primeiros cuidados de saúde
Durante os primeiros dias de vida, o bebé deve realizar o teste do pezinho para o diagnóstico a tempo e horas de duas doenças genéticas que podem ser tratadas se detectadas bem cedo. Este teste deve ser feito entre o terceiro e o oitavo dia de vida. Se quiser saber mais sobre este importante teste de prevenção, consulte o site www.diagnosticoprecoce.org .
Nestes primeiros dias, devem também ser feitas as primeiras vacinas: contra a tuberculose (vacina BCG) e contra a hepatite B. As vacinas têm de ser administradas no Centro de Saúde da sua área. O teste do pezinho também pode ser feito no Centro de Saúde ou então no consultório médico.
É importante que o bebé seja visto pouco tempo depois do parto pelo médico que o irá acompanhar ao longo de toda a infância. Pelo menos, tanto quanto possível. Não tenha receio de perguntar tudo o que lhe vier à cabeça, por mais simples que lhe pareçam as perguntas ou por mais absurdas que lhe pareçam as dúvidas. É perfeitamente normal sentir muitos receios em relação à saúde dos recém-nascidos, sobretudo quando se tem pouca experiência com bebés.

Primeiras saídas
Não há necessidade nenhuma de manter os bebés numa redoma. Até os mais pequeninos precisam de sair à rua e apanhar ar (e isto é válido também para os pais¿). É claro que deve sempre agasalhá-lo (o que não significa sufocá-lo!), certificar-se de que não está muito vento e, já agora, verificar se não chove a cântaros. Os primeiros passeios devem ser curtos (cerca de meia hora) e, de preferência, em zonas não poluídas. Um parque ou um jardim com árvores e sombras são sítios ideais.
Quanto à praia, tenha muito cuidado. Quanto mais pequenino for o bebé, mais frágil é a sua pele e maiores são as probabilidades de sofrer alguma lesão com os raios solares. O calor é outro factor a ter em conta nas idas à praia. Isto não significa que não possa levar o seu bebé a dar um pequeno passeio à beira-mar. Evite apenas que ele apanhe sol directo.

A mãe também precisa de dormir
Mesmo que o bebé tenha um quarto preparado só para ele, não é má ideia dormir no quarto dos pais durante os primeiros tempos. A mãe vai ter de lhe dar de mamar a meio da noite e é muito mais simples «puxá-lo» para a cama dos pais do que ir até ao quarto do bebé, tirá-lo da cama e sentar-se para lhe dar o leite. Além disso, é bastante provável que ele chore várias vezes ao longo da noite, seja porque a chucha caiu, seja porque está com algumas cólicas, seja por outra razão qualquer. Nunca ponha o bebé a dormir na sua cama: ele é tão frágil e tão pequenino que um movimento seu mais sonolento pode ser o suficiente para magoar o bebé ou mesmo asfixiá-lo. É claro que não há mal algum em deitá-lo um bocadinho ao seu lado depois de ter mamado. Esse gesto transmitir-lhe-á uma enorme sensação de segurança.
Se o seu bebé for daqueles que dá noites terríveis, tente compensar a falta de sono durante o dia. Adapte-se aos horários do bebé e aproveite para dormir sempre que ele deixar. O importante é dormir e descansar, seja lá como for.


In Pais e Filhos

1 comentário:

Nádia disse...

muito interesante e muitissimo util a informaçao!!=)
beijokas