Os Nossos Amigos

segunda-feira, julho 23, 2007

Testemunho da Luna

Olá ! A Clara teve uma exelente ideia e com muito prazer que fiz o meu testumunho da minha história seja um exemplo de força esperança e coragem para todas que lutam para um dia serem mães.
Beijos
Luna


Cá vai:

Olá! Eu sou a Luna e aqui vou relatar a minha história da minha luta contra a infertilidade que começou em 2004, aviso só que vai ser longa.
Aos 18 anos foi-me diagnosticado SOP (sindrome ovários poliquísticos) que foi detectado através de uma eco, depois de me ter queixado á minha médica de família ela aconselhou-me a marcar uma consulta numa ginecologista.
Eu tinha as minhas menstruações muito irregulares as vezes passava mais de 2 meses sem menstruação depois quando vinha tinha dores do caixão á cova, a minha cara parecia um vulcão em erupção de tantas borbulhas que tinha.
Feito diagnostico foi-me receitada a pílula Diane 35 que tomei até 21 anos depois fiz uma pausa, e período não veio durante vários meses a explicação dada pela ginecologista que a sop estava de volta que me aconselhava tomar sempre a pílula e só parasse quando pensasse em engravidar.
Tomei trygnera até 2004 depois decidi engravidar fui a um novo ginecologista porque a anterior era um bocado bruta. Fiz exames normais rotineiros citologia, eco e analises os resultados saíram em Fevereiro estavam óptimos, decidi era altura certa no dia 31 de Julho depois de 40 dias de atraso decidi comprar o meu 1 teste de gravidez e fiz-lho no outro dia de manhã deu positivo.
Foi mistura de emoções senti-me eufórica mas também com muitos medos, nesse mesmo dia inscrevi-me no site dos bebés da Clix e participei pela 1 vez num chat e fiquei viciada conheci aí grandes amigas, Yami, Elsa, Cocas e daqui para frente muito mais.
No dia 1 de Setembro o meu mundo desabou de manhã senti-me diferente senti um corrimento e fui ao wc, estava a sangrar entrei logo em pânico eu já estava a ver filme, mandei um sms a uma amiga que é enfermeira a perguntar se era normal, ela liga-me logo msn e percebi logo que não era e fui logo para as urgências do hospital porque o meu medico não atendia o telemóvel.
Nas urgências confirmaram o que eu já sabia, tinha perdido a minha estrelinha fizeram eco e viram que útero estava ok não precisava de curtagem, ufa, desta tinha-me livrado.
Depois até Dezembro começou a minha saga praticamente não tive período até dezembro associava isso era por causa do aborto, era muito stressante ter assim tantos atrasos os testes darem todos negativos e a menstruação não vinha.
Marquei consulta para meu gino a 2 consulta depois do aborto, um dia antes veio a menstruação mas fui na mesma, as palavras ouvia dele eram sempre a mesmas "tem ter paciência isso é normal "fiquei farta, ainda por cima ele deixava-me andar assim desregulada e não receitava nada nem para acertar os ciclos assim era difícil, como podia engravidar se eu nem a certeza tinha se ovulada.
Teimosa confusa e não satisfeita por a ausência de respostas decidi mudar de gino, em Março de 2005 fui a uma 2ª gino repeti os exames incluído a citologia, ela confirmou-me engravidar assim era muito complicado, receitou-me duphaston (progesterona) e disse 2 meses lá voltar. Deu-me esperanças que ia voltar boas notícias, os meus ciclos estavam finalmente regulados mas não tinha conseguido. Ela supõe que eu não ovulasse porque ela no consultório nem sequer tinha ecógrafo tinha fazer as ecos fora e receitou-me dufine(indutor ovulação)
Em julho voltei lá porque comecei a sentir umas dores fortes do lado direito e insisti para ela mandasse fazer eco, bendita intuição no dia eco o técnico disse logo tinha quisto enorme no ovário direito e tinha falar mais rápido possível como minha medica, que por azar estava de ferias.
Marquei consulta para Agosto dias antes ir de ferias, lá veio ela com mesma conversa que eu bem conhecia, que o quisto já tinha rebentado para continuar a tomar dufine, mas eu continuei com a minha teimosia e quando cheguei a casa e fui ver a bula do medicamento, efeitos secundários era hiper-estimulações ou quistos nesse caso não tomar mais o medicamento e fui que eu fiz.
E fui de ferias na boa decidida a fazer pausa não pensar mais engravidar, precisava descansar a minha cabeça. Apareceu-me uma borra de café mas não foi isso estragou as férias.
Setembro passa e Mr. Red sem vir eu decidi mudar novamente de gino, telefonei a vários e a previsão consultas era para finais de outubro não podia estar tanto tempo sem período não sentia bem, estava inchadíssima e as pessoas já me perguntavam se estava grávida
. Fui ás urgências lá fizeram exames praxes quando me aparece a minha gino antiga tive vontade de fugir mas fui mais forte e fiquei, receitou-me provera e disse que me queria ver no consultório dela para eu marcar consulta, só se fosse parvinha não voltei lá mais.
Entretanto falei com uma amiga aconselhou ir um especialista de infertilidade que nos gino normais eles só empatam, deu-me contacto da Ava com Dr. Paulo Vasco eu liguei para lá neste mesmo dia e marquei a consulta para princípios de Novembro. Dias antes da consulta eu estava novamente atrasada, uma amiga pergunta-me se eu já tinha feito o teste eu respondi que já não conseguia ver testes á frente, mas ela continuou insistir eu lá lhe fiz-lhe a vontade e passei pela farmácia e comprei um teste.
Fiz-lho no dia da consulta de manhã muito convencida ia dar negativo, pus em cima da prateleira no wc e nem esperei o resultado final, fui tomar pequeno almoço, só depois marido me perguntou o que tinha dado é que eu voltei ao wc, e quando olhei vi 2 riscas nem acreditei li bula do teste 5 vezes a ver se estava a ver bem.
Decidi ir á consulta na mesma porque não acreditava estava mesmo grávida só uma eco fazia acreditar.
Dr.Paulo é exelente médico muito simpático, esclarecedor calmo, depois de muito conversamos ele finalmente fez.me a eco lá estava o saquinho estava mesmo grávida de 4 semanas, aconselhou-me marcar com bom gino em Leiria e com ecógrafo e marcar consulta por volta 7 semanas para confirmar gravidez, mais uma saga encontrar um gino 2 tentei estavam cheios, lá fiz choradinha a uma colega lá me arranjou contacto de um, depois foi só fazer mais um choradinho com a empregada que me passou logo ao medico, e marcou logo consulta.
Às 7 semanas ouvi pela 1 vez o coração do meu lindo a bater, foi emoção nem sei descrever cada eco fazia era uma descoberta passei gravidez maravilhosa, e as 41 semanas de gravidez nasceu o meu Sol no dia 13 julho de 2006 de um parto normal com 3750 foi o dia mais feliz da minha vida.
Depois de tudo passei voltaria a passar pelo mesmo a infertilidade é mesmo dura mas, valeu a pena pelas enormes amizades que fiz na viagem que levou até chegada do meu sol, amizades que faço questão manter durante muitos anos.
Meu caso seja um exemplo para todas sofrem tanto para ter um filho, sejam teimosas como eu fui, foi a minha teimosia fez tomar decisões certas e conseguir.
Hoje sou uma mulher feliz uma mãe de um traquinas que está prestes fazer um ano.
Beijos enormes
Luna


Lunita, nós que aproveitamos a promoção do Lidl para comprar termómetros digitais no mesmo dia, já tens o teu pimpolhito lindo com um ano! A net é uma coisa mesmo fantástica!

Sem comentários: