Os Nossos Amigos

segunda-feira, agosto 13, 2007

Testemunho da Ex-Fraldinha agora Saltarica

Olá Amigas,

A pedido da Clara, aqui fica a minha história de infertilidade / sucesso, que espero sirva para dar ânimo às meninas que ainda lutam por um filho, para que nunca desistam!

Após 2 anos de casados, deixei de tomar a pílula em Fevereiro 2002, com a certeza que iria engravidar no mês seguinte. Fizemos consulta na gino, analises, sinal verde para arrancar. A minha preocupação na altura era, imagine-se, não ter usado preservativo durante uns meses, porque as hormonas ainda no meu corpo da pílula podiam fazer mal ao bebé!
Mas no fundo no fundo, sempre tive aquela impressão que não ia ter filhos, porque tudo na minha vida era tão perfeito, só se fosse esse passo a falhar.
Então precisamente 1 ano após ter deixado a pílula, estávamos novamente no consultório, onde nos foi dito friamente que devíamos ter realmente algum problema, o melhor seria começar com estudos e exames.
Fiz as análises aos x dias do ciclo (incrível já não me lembro que dias são) e o maridão o famoso espermograma.
As minhas análises nada acusaram e aguardávamos ansiosamente o resultado do exame feito no professor Alberto Barros!
Quando recebi o envelope em mãos, não resisti e muito nervosa abri-o!
Saltou-me logo aos olhos: % Amorfos 3%!
Já nada disso era desconhecido para mim, porque temos muito próximo um casal em que ele tinha % de 5, e sabíamos que era mau, por isso 3%...
Liguei de imediato à médica, que me disse que não ficasse triste, que ia ser muito difícil, mas nada impossível, que havia um tratamento revolucionário ICSI que tinha taxas muito elevadas de sucesso, etc!
Aconselhou-nos no entanto a procurar primeiro um urologista, porque poderia ser apenas uma infecção ou qualquer coisa mínima a dar aqueles resultados no espermograma.
Assim andamos durante 1 ano, a perder tempo em médicos que não são especialistas em infertilidade: foram dezenas e dezenas de antibióticos que o C. tomou, espermogramas mais espermogramas, até que o médico disse que o poderia operar a um testículo para ver se melhorava (nasceu com um quisto pequenino, mas já provado desde criança que não tinha mal). Aí paramos! Já estava a cair no ridículo! Foi aí que fomos pedir 2.ª opinião – ao Professor Alberto Barros!
Fomos muito bem atendidos, viemos mais descansados, e a pensar onde íamos arranjar dinheiro para a ICSI, tratamento que nos recomendou!
Na 2.ª consulta, já com o Dr. Cristiano, ficou no entanto decidido que íamos experimentar primeiro IIU – menos intrusiva, mais económica e … com menos taxa de sucesso!
E porque afinal o espermograma não estava assim tão mau, porque tinha uma quantidade de ejaculado óptima, o que no total dava muitos normais.
Aí eu já tinha entrado no mundo P&B, onde conheci amigas maravilhosas que me aconselharam, escutaram, apoiaram e a quem também apoiei, na altura com o nick Rita Costa!
Fizemos a 1.ª IIU em Abril de 2004, primeiras picas de Gonal, um espermograma que até já era considerado normal, e muito optimismo, resultado: Negativo!
Chocou-me nesta IIU ter-me sito dado declaração de responsabilidade para assinar no preciso momento da inseminação! Chocou-me muito!
Descansamos uns meses, sempre em treinos árduos e calculados e pensava: vai ser como algumas meninas, engravidam no descanso, porque o stress blábláblá – Nada!
A partir daí resolvemos contar à família e amigos mais próximos do nosso problema, já bastava de perguntas estúpidas e respostas falsas, o que nos deu muito mais descanso!
Entretanto diziam-nos na clínica que o espermograma do C. estava normal, que era azar, que ainda não tínhamos estado juntos no dia "certo", e que provavelmente tivemos o azar de nos cruzarmos, porque eu com outro homem já poderia estar grávida e ele poderia engravidar outra mulher! Azar de nos cruzarmos? Nós somos almas gémeas, amamo-nos e damo-nos também, como pode ser isso azar?
Em Setembro repetimos, nova IIU, novo balde: Negativo!
Como estava chateada, sabia que ia ter que partir para FIV, e por não ter gostado de certas atitudes do privado, inscrevi-me no público! Tendo alguns conhecimentos, fui logo chamada para o Hospital de Gaia!
Sei que há meninas que andam lá e gostam, mas eu detestei tudo lá e jurei não voltar!
Entretanto chegou a consulta no Sto António!
Adoramos a Dra. Margarida, o atendimento e a rapidez do processo! Queriam fazer-nos FIV mas resolvemos tentar uma última IIU!
A 16 de Outubro fizemos a 3.ª IIU no Coge em Espinho (com quem o hospital tem convenção). Estava um dia quentinho e após a recolha de esperma fomos passear à beira-mar! Estávamos calmos, sem pressões, sabíamos que se não resultasse faríamos a FIV a seguir!
Depois seguiram-se as 2 semanas de espera que já conhecíamos e temíamos, aquela em que o corpo e a mente me pregavam partidas: um dia estava grávida o outro já achava que não! Não punha a mão na barriga inchada pelas picas para não me apegar a ela, para não criar falsas esperanças!
No dia do beta HCG lá fui com o C, que me acompanhou desde o primeiro dia, eu sem qualquer esperança porque estava com todos os sintomas do Mr. Red.
Enquanto aguardávamos o resultado, fomos almoçar ao shopping e já estudávamos o passo seguinte: fazer FIV e meter os papeis para adopção!
Estava incrivelmente calma à espera do resultado, entramos no consultório, a Dra. Margarida muito calma a mexer no nosso processo, vira-se para mim e diz: pois é… parabéns está gravidissima!
É uma frase que nunca hei-de esquecer, isso e a emoção que senti, a emoção que vi nos olhos do C., mesmo a dizer-me para estar calma, porque a gravidez era longa!
9 meses depois nascia, às 38 semanas o meu Amor, aquele por quem tanto lutei mesmo não sabendo que se podia amar assim, aquele que me fazia lutar noutra e outra e outra vez,: o meu Filho André!

Nesta altura já vai longo o testemunho, e já a Clara se há-de ter arrependido de me convidar , por isso só queria dizer para finalizar que TUDO vale a pena, que no dia em que nos põem o filho nos braços esquecemos tudo o que passamos e voltávamos a faze-lo outra vez, porque não há melhor recompensa que esta!

Fraldinha Saltarica



Historial cibernáutico:

P&B: Rita Costa
Blogs:
www.fraldinha.blogspot.com ; www.lojamestreandre.blogspot.com que mais tarde mudou para www.o-saltarico.blogspot.com (aberto apenas ao autor:moi même); www.a-saltarica.blogspot.com (privatizado mas aceitam-se encomendas arcoirisrosa@gmail.com)


Grande Saltarica que tu me saiste, Fraldica! Muito obrigada pelo teu extenso testemunho! É mais uma história de sucesso, após muita luta, com um resultado muito feliz!

Sem comentários: