Os Nossos Amigos

sexta-feira, setembro 14, 2007

Como cresce o meu bebé (A gravidez semana a semana)

A Fecundação



Cerca de duas semanas do início do ciclo menstrual da mulher, dá-se a ovulação, ou seja, é libertado um óvulo de um dos ovários. Ao mesmo tempo, o útero prepara-se para receber o óvulo fertilizado.

O óvulo só pode ser fecundado durante as próximas 24 horas, pelo que a mulher deverá conhecer o seu ciclo menstrual, procurando, caso queira engravidar, esta altura para ter relações sexuais. O espermatozóide vai subir o colo do útero e encontrar o óvulo. Quando o espermatozóide fecunda o óvulo, cria-se um novo ser, completamente diferente do óvulo e do espermatozóide que lhe deram origem. Desde este momento estamos perante um novo ser com uma nova cadeia de DNA com características únicas, com sexo definido, talvez com os olhos da mãe, os cabelos do pai mas, sem dúvida, com a sua própria personalidade.

Cerca de uma semana depois, um "cacho" com 100 células está implantado no teu útero. Uma parte destas células irá ser a placenta, outra é o teu bebé (já se sabe se é menino ou menina).

Ainda não sabes que estás grávida, mas o teu bebé já cresce em ti.


Da 1ª à 4ª semana



Na imagem da esquerda vemos o ovo fecundado apenas 30 horas depois da fecundação.





Na terceira semana de gravidez, o embrião já tem a coluna e o sistema nervoso em formação. Os rins, fígado e intestinos estão a formar-se e, à quarta semana, está como na figura da direita, capaz de produzir hormonas que param o ciclo menstrual da sua mãe.



5ª semana
Talvez agora tenhas dado pelo "atraso" e desconfies que estás grávida. Entretanto o teu bebé tem crescido, apesar de ser do tamanho de um grão de arroz, o seu coração já começou a bater, a placenta já funciona e o seu sistema nervoso central, músculos e ossos estão em formação.
Podes nesta altura começar a sentir diferenças no teu corpo, nomeadamente, cansaço, enjoos matinais, os peitos ficam mais sensíveis, tens de ir à casa de banho mais vezes...enfim sentes que estás diferente, algo mudou em ti, agora já te vais apercebendo que vais ser mãe.

2 comentários:

Unknown disse...

Ai, o meu desejo de ser mãe novamente cada vez mais forte sempre que leio as maravilhas da mãe natureza!!!!


Beijos Nossos

Mr. Pee disse...

Olá! Quero saber como ser adicionada na listinha de bebs a caminho!! rsrs
bjs