Os Nossos Amigos

quarta-feira, setembro 26, 2007

Como cresce o meu bebé (A gravidez semana a semana)

11ª semana


O teu bebé está a iniciar um período de rápido crescimento, de facto, ele irá duplicar o seu tamanho nas próximas semanas. Os aparelhos genitais do bebé estão a desenvolver-se e brevemente poderás ver se tens um menino ou uma menina.


12ª semana

Por esta altura os órgãos sexuais do teu bebé estão desenvolvidos mas, ainda poderá ser difícil vê-los na ecografia. Os rins também já se desenvolveram e o teu bebé já faz xi-xi.
O teu bebé já "fala" porque já tem as cordas vocais desenvolvidas, é possível ouvir um choro muito baixinho. O seu cérebro está completamente formado e o teu bebé já sente a dor. O bebé pode chuchar o dedo, os seus olhos têm pálpebras, mede já cerca de 5,4 cm e pesa 14 gr. Ele estica e flecte as pernas, mexe os seus dedinhos e mãos e levanta e baixa a sua cabecinha...vai ginasticando.

13ª semana


Agora estás no 2º Trimestre de gravidez! Deves ter atenção à tua alimentação. Engordar demasiado pode ser prejudicial à tua saúde e à saúde do teu bebé.
Partilha com o pai as sensações que vais tendo, façam planos de futuro para a vossa família.
É durante esta semana que os intestinos do bebé irão para a cavidade abdominal.



14ª semana

Por esta altura poderás começar a sentir o teu bebé a mexer, mas não te preocupes se não sentires, na primeira gravidez ainda não estamos muito despertas para o movimento do bebé.

O seu pescoço está a crescer e poderás ver que o seu queixo já não se encosta ao peito.



15ª semana


Por esta altura algumas mulheres já aparentam ter uma "barriguinha" e poderás sentir receio em ter relações sexuais, não te preocupes, fala com o teu médico e o teu companheiro sobre as tuas preocupações, tudo o que sentes é normal.
O teu bebé cresce contente da vida, os cabelinhos vão tapando a sua cabeça e ele é já capaz de sentir o gosto da comida que comes.

Não te esqueças de ter cuidado com a tua alimentação e a fortaleceres com cálcio.

Sem comentários: