Os Nossos Amigos

segunda-feira, outubro 22, 2007

Como cresce o meu bebé (A gravidez semana a semana)


21ª semana
A tua "barriguinha" não pára de crescer, por vezes podes sentir comichão ou a pele a "esticar", aplica produtos oleosos e hidratantes para protegeres a tua pele.
Consegues identificar os seus pezinhos e mãozinhas na tua barriga, procura posições confortáveis e fala com ele.
22ª semana
Deves estar alerta a alguns sinais de perigo em relação à tua gravidez, nomeadamente, se sair sangue da tua vagina ou um liquido espesso, se tiveres febre alta, vómitos persistentes, dor a urinar, se não sentires o teu bebé a mexer como antes, dores abdominais fortes, grande inchaço na cara e dedos ou dores de cabeça permanentes.
Contacta de imediato o teu médico ou dirige-te ao centro de saúde ou hospital.
O teu bebé continua a crescer e a sua forma vai se aproximando à de um recém-nascido.
23ª semana
Com o aumento do teu peso poderás começar a ter edemas e inchaços nas pernas e pés, procura ter os pés levantados sempre que puderes e não passes muito tempo de pé.
Evita comidas com gorduras e picantes, nem sempre os "desejos" são o melhor para ti e para o bebé.
Por esta semana o teu bebé já é capaz de ter movimentos oculares rápidos, que nos adultos são indicadores dos sonhos.
Se for uma menina, tem já nos seus ovários milhares de óvulos e, se for rapaz tem o escroto bem desenvolvido.
24ª semana
Estás no sexto mês de gravidez, é sem dúvida uma boa altura para começares a pensar no quarto do teu bebé. Não te esqueças que os bebés gostam de cores alegres, contrastes e bonecos grandes.
Por esta altura deves aumentar entre 250gr a 500gr por semana e sentes-te bem com a tua gravidez. Podes sentir alterações na tua respiração, isto deve-se ao aumento de progesterona que estimula a respiração, acelerando-a. Para respirares bem concentra-te na expiração, expulsando todo o ar viciado dos pulmões e certifica-te que a tua postura é correcta, irás sentir-te melhor.
Os órgãos de equilíbrio existentes no ouvido interno do teu bebé estão completamente desenvolvidos e no tamanho definitivo.
Irá começar a abrir os olhos e leva uma vida muito activa.
Move-se, saboreia, cheira, vê, ouve e , pensa-se que também sonha.
Tem cerca de 30 cm e pesa aproximadamente 600 gr.
25ª semana
Já começaste a pensar nas roupinhas e acessórios do teu bebé?
Bem, porque não agora...vais precisar de muitas coisas, roupinhas de recém-nascido, cadeira para o carro, cadeira para passear, banheira... informa-te junto de mães já com filhos se te podem emprestar algumas coisas, os primeiros tempos podem ser mais dispendiosos (fraldas, toalhitas...) e por isso aproveita se tiveres quem te possa emprestar alguns dos artigos mais caros.
Por vezes poderás sentir como se o teu bebé andasse aos saltinhos na tua barriga, isso quer dizer que ele está com soluços, ele bebe o líquido amniótico que inclui glucose, frutose, sal, proteínas, ureia, ácido cítrico, ácido láctico, ácidos gordos e aminoácidos.

Sem comentários: