Os Nossos Amigos

domingo, outubro 21, 2007

Guia de Congelamento do Leite Materno


Esta é uma opção para a mãe que vai voltar a trabalhar e quer continuar amamentar.
O ideal é começar a armazenar o leite por volta de 2 ½ meses quando o bebé passa a espaçar o horário das mamadas.
Lembre-se de que 2/3 do leite se forma enquanto o bebé mama. Se você não amamentar, formará pouco ou nenhum leite !!
Antes de tomar a decisão de congelar o leite, veja se você vai ter tempo de se dedicar para retirar e armazenar o leite adequadamente e também se alguma pessoa de muita paciência vai poder administrá-lo ao bebé, enquanto você trabalha.

· Todas as anotações valem para o bebê normal; para o bebê prematuro ou doente, consultar especialistas.
· Todos os utensílios a serem utilizados devem ser fervidos durante 15 minutos. (Usar de preferência frascos de vidro, biberons ou plásticos tipo Tupperwares)

1) Lavar bem as mãos; limpá-las com álcool 70% (vendido em farmácias).
2) Limpar as mamas com água e sabonete.
3) Fazer massagem circular nas mamas.
4) Desprezar os primeiros jorros de leite de cada lado (o estímulo deve ocorrer em toda a área da mama, caso contrário você estará apenas a retirar o leite sem estimular a sua produção)
5) Assim que acabar, fechar o recipiente e colocá-lo em água com gelo por 1-2 minutos.
6) Colocar uma etiqueta no frasco, anotando o nome do bebé, data, volume e hora e numerar o frasco (se todos os frascos forem iguais, é mais fácil encontrar o mais antigo); anotar os mesmos dados num caderno à parte e ir riscando os números já utilizados, para controlar o stock.
7) Guardar no frigorifico (4 a 8º C) ou congelador.
· Caso vá congelá-lo, deixe espaço no recipiente para algum aumento de volume que ocorre com o congelamentoVolume a ser armazenado: de 50 a 100 ml, para se evitar desperdícios.· nunca guardar o leite na porta do frigorifico.

Para descongelar o leite:
· descongelar lentamente, deixando-o no frigorifico na noite anterior (às vezes o descongelamento é rápido e pode-se retirar de manhã antes de ir para o emprego, por exemplo) ou;· colocar em água fria, trocando-a e depois em água morna (nunca mais do que a temperatura corporal que é de aproximadamente 37º C)
· agitar somente quando for dar ao bebé para não alterar as propriedades das proteínas· jamais usar microondas ou banho-maria· depois de descongelado, usar dentro de 24 horas.
· se sobrar leite no frasco (depois de descongelado e servido ao bebé), poderá aquecê-lo somente mais uma vez; o leite contaminado com a saliva do bebé deve ser deitado fora.
· pode-se misturar leite fresco com o congelado, desde que arrefeça o mais recente, antes de o juntar.
· sempre que for transportar, usar um recipiente limpo, com gelo.· não retire leite no horário da mamada para não faltar ao bebé.


Dicas
· durante o período de amamentação beber muitos líquidos;
· Alimentos que podem provocar cólicas no bebé se ingeridos pela mãe : Álcool, Café, Chocolates, Couve flor, Feijão, Couves.
Converse com o pediatra ou com o seu obstetra e siga a orientação deles.· Alimentos que engordam: Fritos, Bolos, Doces, Alimentos industrializados, Pipocas e Amendoins.
· Em relação ao leite de vaca, algumas literaturas sugerem que a mãe não deva ingerir mais de 500 ml (dois copos) por dia, pois o leite de vaca ingerido pela mãe acima dessa quantidade pode provocar cólicas e aumentar a incidência de alergias respiratórias no bebé, principalmente em famílias onde já existe esta predisposição.
· ingerir alimentos ricos em proteínas, como as carnes, leites e derivados, ovos, leguminosas como o feijão, lentilha, ervilha, soja, etc e os alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, feijão e peixes, entre outros).

Sem comentários: