Os Nossos Amigos

domingo, outubro 14, 2007

Testemunho de Amamentação da Mamã Sandra

Após assistir a tantos cursinhos no hospital e centro de saúde, e ter lido vários artigos, a amamentação para mim era uma meta a atingir.
No hospital, as infermeiras deram 2 suplemntos de 30ml, porque possivelmente o meu colostro não tinha sido suficiente, mas a partir do momento que fomos para casa foi sempre a mama.
A subida de leite correu bem, apenas tive que fazer uns panos quentes para aliviar as mamas. A pressão inicial é muita, e sobretudo das pessoas externas, que muitas vezes nem têm noção disso. Os comentários que me punham fora de mim era, que ao minimo choro, as pessoas diziam para lhe dar mama.
A pediatra disse logo que ele estava a desenvolver muito bem e que o meu leite satisfazia plenamente as necessidades do meu bebé. Só isto, dava-me mais alento para continuar. O único contratempo que ganhei foi uma greta, que infelizmente provoca umas dores imensas, mas numa semana foi "cicatrizada" com uns "tapperware" da Chicco que permite arrejar a mama e acelara a cicatrização.
Uma outra coisa que consola qualquer mãe é após uma mamada, fazer aquele beicinho de satisfação ao sair da mama.
Eu comecei a trabalhar bastante cedo em part-time, e aí tive necessidade de congelar e guardar leite para a minha mãe poder lhe dar. E a bomba eléctrica que comprei ajudou muito essa tarefa. E consegui amamentar até quase aos 6 meses em exclusividade, apesar de já ir introduzindo a fruta e a papa. Entretanto o meu Pimpolho começou a enjoar do leite e o frio já era por demais e aí tivemos um mútuo consenso e aí o meu leite secou em quase uma semana.
De referir que tive um "crise " por volta das 10/12 semanas, que acahva que não tinha leite. Aí usei a bomba e extrai varias vezes ao dia e a produção voltou ao normal!!!
Mas acho que é uma das experiências mais gratificantes que uma mulher possa ter. É que não é apenas dar o nosso leite, é também uma transferência de amor, afecto e protecção, que qualquer bebé sente, e torna a relação mãe-filho eterna.

Sandra e Pedro (14 meses)
http://sandraeamaro.blogspot.com/

Sem comentários: