Os Nossos Amigos

sexta-feira, novembro 23, 2007

10 coisas a saber antes de ir para a Maternidade


1. Não perca tempo a comprar roupa bonita para levar para o hospital. Depois do parto, sangra-se muito. Eu estava muito mais confortável com uma camisa de dormir ou com a bata do hospital.

2. Há uma grande probabilidade de, ao fazer força para o bebé nascer, que saia mais qualquer coisa dos seus intestinos. Não fique envergonhada, é uma coisa natural.

3. Não planeie dormir muito enquanto está no hospital. As enfermeiras estão sempre a entrar e a sair. Se está a amamentar, elas trarão o bebé para alimentá-lo. Não fique aborrecida. O trabalho delas é tomar conta de si e do seu rebento.

4. No hospital ( privado) cobram todos os acessórios que fornecem. Não sabia disso da primeira vez. No entanto, da segunda levei tudo o que pude para casa, incluindo toalhetes, creme para o bebé, etc.

5. Pode ser envergonhada antes de ir para o hospital. Mas o melhor é mentalizar-se que não vai poder sê-lo antes de fazer o "check-in". Toda a gente irá ver como está a sua "barriga" de hora a hora, por isso deixe as vergonhas de lado. Não se preocupe, eles fazem isso todos os dias e o trabalho deles é cuidar de si e do seu bebé.

6. Embora a situação possa ser muito desconfortável, tudo passa assim que conhece o seu bebé. Toda a dor vale a pena quando ouve o primeiro choro e pega no seu bebé.

7. Tente não criar muitas expectativas. Não se mentalize que vai ter epidural, parto natural ou cesariana, etc. Não interessa como o bebé sai cá para fora, desde que seja saudável.

8. Não diga a todos os seus amigos para ir ao hospital – estamos lá tão pouco tempo e precisamos de descansar o máximo possível. Temos o resto da vida para mostrar a nossa nova aquisição.

9. Aproveite todos os conselhos que as enfermeiras lhe dêem. Elas fazem isso diariamente, durante todo o dia. Pergunte-lhes como deve mudar a fralda, dar banho e alimentar o bebé. Mesmo que não seja o seu primeiro filho, se esqueceu alguma coisa, pergunte-lhes.

10. Se está a amamentar peça ajuda às enfermeiras. Há enfermeiras especializadas em ajudar na amamentação. Pode sempre pedir-lhe uns discos de amamentação para levar para casa… Se não está a amamentar, peça ajuda para saber como se sentir mais confortável quando o leite subir e o secar.


1 comentário:

Rj disse...

Pois dormir no hospital é complicado apesar de ter tido sempre a minha filha comigo, há sempre bebés que choram, mães que acabam de chegar etc etc.
Eu também estava muito confortável de pijama. Detesto camisas de dormir e só usei no dia depois dela nascer. Quando tomei o meu duche vesti logo um pijaminha.
Não sabia que os privados cobravam tudo.
Realmente o melhor é deixarmos a vergonha de lado. Um conselho é tentar ser o mais simpática possivel para as enfermeiras ( sem deixar claro que nos tratem com desdém) porque ser "tomada de ponta" por uma enfermeira é o pior que nos pode acontecer porque algumas ficam mesmo brutas e estupidas!
Beijokas grandes Bom fim de semana