Os Nossos Amigos

sexta-feira, novembro 02, 2007

Quando se deve iniciar o desmame


A altura certa para o desmame

A maioria dos peritos concordam que o desmame deve começar entre os 4 e os 6 meses de idade. Praticamente todos os bebés já estão suficientemente desenvolvidos para provarem nessa altura os primeiros alimentos sólidos. Com esta idade o bebé já consegue cuspir, segurar a sua cabeça e coordenar o mastigar com o engolir. O bebé está também a desenvolver a capacidade de aceitar alimentos moles a partir de uma colher.

Por volta dos 4 aos 6 meses de idade, a capacidade do bebé para digerir e absorver os nutrientes está virtualmente madura. Os seus rins são igualmente capazes de lidar com a quantidade extra de sódio e de proteína presentes em alguns alimentos sólidos.

A altura certa para o desmame deve ser determinada com o auxílio do seu profissional de saúde, que pode avaliar melhor o progresso e as necessidades do seu bebé.

O problema com o desmame antes do tempo

A introdução de alimentos sólidos antes do seu bebé completar 4 a 6 meses de idade pode causar problemas. Antes dos 4 meses de idade, o seu bebé não consegue coordenar o mastigar com o engolir. O aparelho digestivo do seu bebé pode não ser capaz de tolerar uma grande variedade de alimentos. Também devido ao facto da função renal ainda não estar madura, um bebé muito pequeno não consegue lidar com a quantidade extra de sódio e de proteínas presente nos alimentos sólidos.

Quando os alimentos sólidos são dados demasiado cedo, a parte que é consumida é tão pequena que torna a contribuição insignificante para a dieta do seu filho ou filha. As investigações têm demonstrado que a introdução demasiado cedo de alimentos sólidos não ajuda o seu bebé a dormir toda a noite.

A introdução demasiado cedo de alimentos para um bebé que não quer ou que não consegue lidar com estes pode resultar em experiências de alimentação pouco agradáveis quer para os pais, quer para o bebé. Ao aguardar até o seu bebé seja capaz de lidar com uma “alimentação mista” pode facilitar uma transição calma.

O problema do desmame tardio

Por volta dos 6 meses de idade, o leite materno ou o leite para lactentes tem poucas probabilidades de satisfazer todas as necessidade nutricionais do seu bebé. Para satisfazer as crescentes necessidades nutricionais, deve começar por introduzir mais comida na dieta do seu filho.

O desmame é igualmente importante porque dá a conhecer ao seu bebé novos sabores e texturas que o prepararão para uma dieta mais adulta. Se demorar muito mais para além dos 6 meses de idade, o seu bebé estará menos disposto a aceitar os alimentos sólidos.

Fonte: Bebé Gold

Sem comentários: