Os Nossos Amigos

quinta-feira, novembro 08, 2007

Regras para o desmame


  1. À hora da refeição dê-lhe primeiro os alimentos sólidos e só depois o leite, de modo a que o bebé coma primeiro enquanto tem fome e beba depois para “matar” a sede.
  2. Introduza um novo alimento de cada vez, dando-lhe apenas 1 a 2 colheres de chá a cada refeição. Vá aumentando gradualmente até às 3 a 5 colheres de chá.
  3. Dê-lhe sempre os alimentos sólidos de uma tigela ou prato; nunca misture os cereais e o leite materno ou leite para lactentes num beberão. O bebés precisam de aprender a diferenciar entre o que comem e o que bebem. O biberão foi concebido para os líquidos e não para os alimentos semi-sólidos.
  4. Tome atenção aos sinais do seu bebé. Alguns bebés mostram se querem mais comida abrindo a boca e inclinando-se para a frente. Se não quiser mais, ou se não tiver mais fome, o bebé pode encostar-se para trás e voltar a cara à comida.
  5. Depois de ter começado o desmame, dê sempre as refeições ao seu bebé aproximadamente à mesma altura do dia.
  6. Acima de tudo, seja paciente com o seu filho ou filha quando introduz os alimentos sólidos. Por vezes leva algum tempo até as crianças se acostumarem com a nova experiência de comer.

Fonte: Bebé Gold

Sem comentários: