Os Nossos Amigos

quarta-feira, março 12, 2008

Dicionário da Grávida - Letra C

Cérvix
O mesmo que colo do útero.

Cérvix incompetente
Cérvix fraco, que se abre, prematuramente, durante a gravidez provocando a perda do feto. Nesse caso, é necessário fazer uma cerclagem.

Colo do útero
Parte inferior do útero. O mesmo que cérvix.

Cadeira obstétrica
Permite que a mulher mantenha o controle dos músculos abdominais e das pernas na hora do parto. Além do apoio para os pés, a cadeira tem um arco metálico, onde a grávida se agarra com as mãos na hora de fazer força.

Cãibra
Ocorre, em grande parte, por desequilíbrio nas proporções de cálcio, fósforo e potássio no organismo. Em uma crise, mantenha a perna bem estendida e flexione o pé para cima em direção ao tornozelo. Crises freqüentes exigem uma ida ao médico.

Canal do parto
É o espaço interno do corpo da mulher, que vai do colo do útero até a vagina. No parto normal, é o caminho percorrido pelo feto, durante o período de expulsão.

Candidíase
Infecção causada por um fungo, normalmente presente no aparelho genital e intestinal. Muito comum na gravidez devido às alterações hormonais, requer tratamento intravaginal. Este, porém, não atinge o feto e pode ser repetido várias vezes durante a gravidez.

Cálcio
Mineral que tem um papel fundamental na formação do esqueleto do feto. Ajuda também no bom funcionamento do organismo da gestante, no processo de coagulação do sangue e a manter a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a contração muscular em ordem. Durante a gravidez, a necessidade de cálcio aumenta em torno de 50%. Principal fonte: leite e seus derivados.

Cardiopatia
É quando existe uma anormalidade cardíaca, mas isso não significa, necessariamente, um empecilho à gravidez. Na maioria dos casos, a gestação é tranqüila, com cuidados para evitar grandes esforços para não sobrecarregar o coração. Qualquer aumento de temperatura ou inchaço nas extremidades deve ser comunicado ao médico.

Cardiotocografia
Exame que avalia as contrações uterinas e sua repercussão nos batimentos cardíacos fetais.

Celulite
Melhor prevenir. Lembre-se que a celulite está ligada ao fator genético, estresse e à alimentação com excesso de doces, gorduras e frituras. Atinge, principalmente, as pessoas obesas, mas também aquelas que não estão tanto acima do peso. Exercícios localizados, caminhadas diárias e uma dieta equilibrada vão ajudar muito no combate ao problema.

Cerclagem
Pequena cirurgia para fechar o colo do útero, quando ele está mais curto ou dilatado, e, por isso, não consegue segurar o feto (incompetência istmocervical). No momento do trabalho de parto, reverte-se a cerclagem, e o bebê nasce normalmente. Um dos sintomas é o sangramento, que pode vir acompanhado ou não, de uma pequena cólica.

Cérvice uterina
Parte do útero onde se localiza o canal do colo uterino.

Cigarro
A nicotina e outras substâncias nocivas do cigarro causam sérios danos ao bebê: peso e altura abaixo dos padrões, dificuldades respiratórias, tendência a alergias, baixo rendimento físico e intelectual, além de riscos para a gestante como parto prematuro, tromboses, varizes pélvicas, alterações na pressão arterial e mesmo problemas circulatórios na hora do parto.

Cistite
Inflamação das vias urinárias, muito comum nas grávidas. Pode ser reconhecida pela necessidade de urinar a toda hora e o ardor na saída da urina.

Circular de cordão
Nome que se dá quando o cordão umbilical enrola-se em volta do pescoço do neném. Trinta por cento dos partos ocorrem com a circular de cordão. Só haverá problema se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início deste processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos - indica a cesariana.

Citomegalovirose
Doença causada pelo citomegalovírus (CMV) que pode infectar o feto se for adquirida na gravidez. Não há tratamento específico, mas o uso de determinadas drogas diminuem as seqüelas. Quando transmitida ao bebê, pela mãe, pode gerar mal formações fetais.

Clamídia
Bactéria que pode afetar o aparelho genital da mulher. Transmitida sexualmente, às vezes é descoberta acidentalmente, através de pesquisas em casais com alterações da fertilidade.

Climatério
Período da vida da mulher que começa na menopausa e é caracterizado pela forte queda nas taxas de hormônios femininos.

Cloasmas
Manchas escuras e irregulares localizadas, principalmente, nas maçãs do rosto, têmporas, na testa, no nariz, lábio superior e queixo. Também chamado de máscara gravídica, está ligado a fatores hormonais e à exposição excessiva ao sol. Tende a desaparecer depois do parto, mas é importante usar protetor, diariamente. Sentindo necessidade, consulte um dermatologista.

Coito interrompido
Prática anticoncepcional desaconselhada pelos médicos. Consiste em impedir a ejaculação dentro da cavidade vaginal. Além de ser pouco eficaz para evitar a gravidez, pode frustrar expectativas na relação sexual.

Colostro
Líquido rico em imunoglobulinas, produzido pelas glândulas mamárias da mulher no pós-parto, antecede o leite e contém todos os anticorpos e nutrientes necessários ao bebê.

Colposcopia
Observação do colo uterino, com o auxílio de uma espécie de microscópico com iluminação especial.

Condilomas
Pequenas verrugas na região vaginal ou anal, aquiridas por relação sexual, que podem contaminar o bebê no momento do parto. Neste caso, a cesárea está indicada.

Contágio
A gestante deve evitar o contato com portadores de qualquer doença contagiosa. E estar com o calendário de vacinas em dia.

Contrações de Braxton-Hicks
São normais e não constituem motivo de alarme. Indolores e regulares, diferenciam-se das contrações do trabalho de parto. Podem aumentar de freqüência e intensidade à medida em que a gestação evolui e com a proximidade do trabalho de parto.

Contrações uterinas
Caracterizam-se pelo endurecimento do abdômen. Podem ocorrer em intervalos regulares, aumentando de freqüência e intensidade. Antes da data provável do parto, indicam nascimento prematuro. Fique atenta e avise ao obstetra.

Cordão umbilical
Um tubo azul-esverdeado que leva oxigênio, nutrientes e anticorpos à placenta, além de retirar do organismo do feto as impurezas produzidas pelo seu metabolismo. No começo da gestação, ele mede 15mm, mas chega a 60cm ao final do nono mês.

Cordocentese
Exame realizado depois da 20ª semana da gravidez, que consiste na aspiração de sangue do cordão umbilical do feto. Confirma diagnósticos de anomalias cromossômicas, pesquisas de infecções congênitas, tipagem sangüínea e disfunções metabólicas no bebê. Indicações: gestantes acima de 35 anos; casais que já têm um filho ou parentes com doenças genéticas; e quando o ultra-som ou a translucência nucal acusaram um resultado alterado.

Coroamento
Nome que se dá quando o bebê se encontra no fim do canal do parto e a cabecinha aparece. Aí, o resto do corpo dele desliza facilmente para fora.

Corpo lúteo
Responsável pela produção da progesterona no ovário após a ovulação. Ajuda a preparar o endométrio para a implantação do embrião.

Corrimento vaginal
Um pequeno aumento da secreção vaginal não indica problemas. Mas se constatar alteração na cor e um odor forte, procure seu médico. Atenção, também, a coceiras e irritação na vulva, que podem sinalizar uma infecção no local.

Cuidados dentários
Entrando na corrente sangüínea, os hormônios da gestação tornam a gengiva muito sensível. Mas não é verdadeiro que a cada filho gerado a mulher deve perder um dente. São necessários, sim, cuidados diários extras com a higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

Curso para gestantes
São cursos que objetivam preparar futuras mamães e papais para enfrentar os nove meses de gravidez, além de ensinar os cuidados básicos com o recém-nascido. Envolvem médicos, psicólogoss, enfermeiras e obstetras. São promovidos por maternidades, clínicas e outras entidades de apoio à gestante.

1 comentário:

susana disse...

Bem...esta postagem está super completa. Beijinho e parabéns.