Os Nossos Amigos

terça-feira, março 04, 2008

Dicionário da Grávida - Letra B

Batimentos cardíacos
Na sétima semana, com o auxílio de um aparelho especial, o sonar, já é possível ouvir o coração do feto bater. Nessa fase, seus batimentos cardíacos alcançam de 120 a 160 por minuto, enquanto os da mamãe ficam em torno de 80.

Berçário
Hoje em dia, só permanecem no chamado berçário especial (alto risco), os bebês que nascem fora de época, com baixo peso ou apresentando qualquer outra dificuldade. Em situações normais, o recém-nascido fica junto com a mãe no quarto, onde recebe os cuidados rotineiros da enfermagem. É o sistema de alojamento conjunto, que permite a total proximidade entre seu filho e você.

Blastocisto
Estágio no desenvolvimento de um embrião. A implantação se dá quando o blastocito (uma bola oca de células) é fixado e inserido na parede do útero.

Blenorragia
Infecção transmitida sexualmente por bactéria, que se manifesta por secreção purulenta drenada através da uretra. Se não for tratada adequadamente, pode ocasionar problemas como infecção crônica e esterilidade.

Bolsa d'água
É uma fina membrana que protege o feto dentro do útero materno contra choques violentos, conservando-o numa temperatura aquecida e constante. Ele pode se movimentar, exercitar os braços e as pernas livremente.

Biópsia do vilo-corial
Exame realizado entre a décima e a décima-sexta semana para colher amostra da futura placenta e avaliar possíveis alterações genéticas.

Banhos e Duchas
Evite os banhos longos e muito quentes. Com o tamanho maior da barriga, o equilíbrio do corpo se altera. Aumentando, assim, a tendência à tontura e aos desmaios. As duchas para higiene íntima são desaconselháveis: podem destruir bactérias úteis e outros microorganismos que habitam a vagina.

Sem comentários: