Os Nossos Amigos

domingo, março 16, 2008

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

No interior do útero há um revestimento que contém sangue e tecido. Durante o ciclo menstrual as paredes do endométrio crescem preparando-se para fertilizar o óvulo. Se não ocorrer uma gravidez este tecido desprende-se e ocorre o período menstrual. A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero

Em geral, a endometriose costuma afectar só o revestimento da cavidade abdominal ou a superfície dos órgãos abdominais. Durante todos os meses, durante o período menstrual, este tecido que está fora do útero, mas com actividade hormonal, desenvolve-se e sangra ao mesmo tempo que o tecido do útero. Este sangramento interno na pélvis, que não é o período, não sai do corpo. Provoca inflamação, dor e a formação de tecido cicatricial. O tecido endometrial poderá ser encontrado nos ovários onde formam quistos, são designados de quistos de “ chocolate ”.

A endometriose da parede uterina é chamada de adenomiose e corresponde há infiltração da parede muscular do útero. Todos os meses, durante o período menstrual, o tecido que está na parede muscular do útero sangra, ao mesmo tempo que o tecido endometrial da pélvis. A adenomiose poderá ser encontrada no músculo do períneo – no saco de Douglas.

Os depósitos endometriais poderão ser encontrados nos mais remotos lugares da pélvis.

A endometriose poderá ser encontrada na bexiga, nos ureteres (canais que vão desde os rins à bexiga), superfície externa dos intestinos delgado e grosso, nas cicatrizes cirúrgicas presente no abdómen ou no revestimento da parede torácica (pleura). Em casos muito raros, poderá ser encontrado tecido endometrial nos pulmões.

Endometriose não é uma infecção.
Endometriose não é contagiosa.
Endometriose não é um cancro*.


* Os especialistas referem, que a endometriose localizada no ovário, potencializa o risco de vir a sofrer de cancro no ovário.

Fonte: Ass Port de ENDOMETRIOSE

1 comentário:

Cátia e Gabriela disse...

Ola!Quero dar os Parabéns pelo vosso blog,é uma grande ajuda...como posso pôr também a barrinha da minha Gabriela? Faço hoje 26 semanas!:)obrigado
http://mamacatia.blogs.sapo.pt/