Os Nossos Amigos

sexta-feira, abril 18, 2008

Anticoncepcionais orais podem ajudar mulheres inférteis

NEW YORK – Parece loucura sugerir que mulheres que têm problemas para engravidar devem tomar pílulas anticoncepcionais, mas é exatamente isto que pesquisadores acreditam que pode ajudar a fertilização in vitro (FIV).

Tomar anticoncepcionais orais por um mês antes de tentar fertilizar um óvulo de uma mulher, parece dar aos ovários um descanso e melhorar a viabilidade dos óvulos, de acordo com uma equipe de pesquisadores liderados pelo Dr. Misao Fukuda da Clínica de Mulheres Fukuda em Ako, Japão.

Na FIV, os óvulos da mulher são coletados e misturados com esperma em uma placa de cultura de laboratório, e os embriões resultantes são recolocados no útero. Algumas mulheres tomam medicamentos estimulantes da ovulação para aumentar o número de óvulos que podem ser retirados por ciclo de FIV, um processo mensal que gira em torno da ovulação.

Um novo estudo incluiu 40 mulheres que eram incapazes de conceber, a despeito de possuírem os dois ovários intactos. Trinta e dois casais apresentavam fatores masculinos de infertilidade e a causa dos problemas de fertilidade era desconhecida em outros oito, relatam Fukuda e colaboradores.

Após várias tentativas de fertilização in vitro sem resultado, cada mulher tomou contraceptivos orais por um ciclo menstrual, para prevenir a ovulação. Após o ciclo, a FIV foi tentada de novo. Após tomarem a pílula, a taxa de gravidez por ciclo de FIV foi 23% com uma ou mais tentativas de FIV. Antes do uso dos contraceptivos orais, somente 9% das mulheres ficavam grávidas em um ciclo de FIV.

Os pesquisadores encontraram que as mulheres não necessariamente produziam mais óvulos após o uso da pílula. Contudo, a taxa de fertilização e o número de óvulos fertilizados que continuaram a se desenvolver até o estágio pré-embrionário foi significativamente mais alto nas tentativas de FIV após o uso dos contraceptivos orais, relatam os autores na edição de abril da Fertility and Sterility.

Um motivo para as mulheres terem problemas para engravidar é que a ovulação repetida pode afetar a qualidade dos óvulos que são liberados dos ovários. Forçar ambos os ovários a ‘descansar’ por um ciclo, "pode-se assim fornecer condições melhores para o desenvolvimento de oócitos normais com um potencial de gravidez potencialmente aumentado por mais de dois ciclos menstruais posteriores," concluem Fukuda e colaboradores. De fato, a taxa de gravidez foi mais alta no segundo mês após o uso da pílula para prevenir ovulação comparado com o primeiro mês, eles observam.

FONTE: Fertility and Sterility 2000;73:742-747.
Publicado em Bibliomed Saúde em 10/04/2000

Sem comentários: