Os Nossos Amigos

quarta-feira, abril 30, 2008

Chocolate faz bem às grávidas


«WASHINGTON (AFP) — Comer chocolate amargo diariamente é saudável para a gravidez e protege de possíveis complicações ligadas à hipertensão, destaca um estudo americano.

Ao consumir um chocolate de boa qualidade, a grávida corre 69% menos risco de desenvolver uma pré-eclampsia, uma complicação associada à hipertensão arterial que afeta cerca de 8% das mulheres durante a gravidez, revela a doutora Elizabeth Triche, da Universidade de Yale.

O estudo, que envolveu 2.291 mulheres entre 1996 e 2000, será publicado na revista Epidemiologia de maio.

Os pesquisadores concluíram que a theobromina, uma substância particularmente presente no chocolate amargo, tem ação diurética, vasodilatadora e é benéfica para o coração. O chocolate tem ainda magnésio, bom contra a hipertensão, e flavonóides, que são um potente antioxidante.

"Avaliar a quantidade de chocolate que uma paciente afirma consumir é muito difícil, já que a presença do cacao varia muito em razão dos diferentes tipos, mas o chocolate amargo é o melhor", diz a doutora Triche, destacando que quanto mais açúcar e gordura o produto apresentar, "menos theobromina" terá.

A presença da theobromina no chocolate pode variar de 0,15% a 0,46%.

Segundo a doutora Triche, uma boa "barra de chocolate por dia" é eficiente na redução do risco da pré-eclampsia".»

Fonte: AFP

2 comentários:

Rj disse...

Olha que boa noticia :)
Beijinhos e bom feriado!

criolinha disse...

Comó é que eu não soube disto 3 meses mais cedo!?!?!?!?!
RFica para a próxima :P