Os Nossos Amigos

terça-feira, abril 15, 2008

Dicionário da Grávida - Letra E


Estradiol
Hormônio produzido pelas células foliculares do ovário.

Eclâmpsia
A chamada pré-eclâmpsia aparece na segunda metade da gravidez, com as seguintes características: aumento súbito de peso, presença de proteína na urina, hipertensão arterial e inchaços. Diagnosticada a tempo, pode ser tratada com repouso e medicamentos. Caso contrário, evolui para a eclâmpsia, com riscos de vida para mãe e bebê.

Embrião
Começa a ser formado na terceira semana após a ovulação. Até então, chamava-se ovo. Nesta altura é que o coração começa a se desenvolver, podendo, na quarta semana, já manifestar contrações que, muito embora irregulares, lhe permitirão impuslionar o sangue para os vasos embrionários. Da oitava semana de gestação até o parto, o embrião passa a se chamar feto.

Embriões doados
Produzidos por um casal, são doados a uma mulher ou casal infértil.

Endometriose
Uma das causas de infertilidade. É a presença do tecido endometrial – que reveste o endométrio (parede interna do útero) – na cavidade abdominal e, principalmente, pélvica. Dois sintomas típicos: dor forte durante a menstruação e na relação sexual. Ao suspeitar da doença, seu médico pode confirmar através de uma videolaparoscopia e começar o tratamento (através de medicamentos ou cirúrgico), antes de você pensar em engravidar.

Enjôos
Muito comuns até a 12ª semana de gestação, podem ocorrer a qualquer hora do dia. Não há medicamento para evitar os enjôos, mas existem algumas providências para melhora-los: não escovar os dentes em jejum, evitar cheiros fortes, chupar gelo e bala de hortelã e trocar desodorantes, sabonetes e xampus por produtos sem perfume.

Episiotomia
Incisão cirúrgica na altura da saída da vagina, para facilitar o parto e prevenir o rompimento do períneo. A sutura é feita imediatamente depois do nascimento do neném.

Esfregaço do muco cervical
Amostra do muco cervical, examinada através do microscópio, para checar a presença de estrógenos e células sangüíneas brancas, indicando possível infecção.

Espermatozóide
Célula microscópica que carrega as informações genéticas masculinas para o óvulo.

Esterilidade masculina
Responsável por um terço das causas de esterilidade do casal, tem como fatores de risco: trauma sobre os testículos, infecções mal-tratadas, varicela, catapora, etc.

Estrias
Afetam 90% das mulheres grávidas, principalmente a partir do 5º mês de gestação. Para prevenir, hidrate, diariamente, o corpo todo com óleos naturais – germe de trigo, cenoura, amêndoas – após o banho. Se a pele ficar muito oleosa, retire o excesso com água e uma esponjinha.

Exame de toque
É realizado na primeira consulta do pré-natal e tem por finalidade verificar o tamanho do útero e calcular o tempo de gestação. Normalmente, só é repetido no final da gestação, para verificar a dilatação do colo uterino.

Exame de urina
É pedido pelo médico na primeira consulta do pré-natal e, em casos especiais, em meses alternados, durante toda a gestação. Serve para verificar se há infecção renal e detectar a presença de proteínas ou de açúcar.

Exames pré-gestacionais
Importantes para detectar doenças venéreas, infecciosas ou metabólicas no casal. A avaliação permite que sejam tomadas, a tempo, as providências necessárias que vão garantir a saúde do feto e uma gravidez nota 10.

Expulsão
Última fase do parto, na qual o bebê força sua passagem pelo estreito canal que o levará ao mundo exterior. O controle da respiração, pela parturiente, ajuda no processo de expulsão.

Edema
Retenção de líquido nos tecidos, provocada por transformações hormonais, aumento de peso e sobrecarga na circulação ou nos rins. Quando o edema se agrava, surgem outros sintomas, como a dor de cabeça. Procure o médico; talvez a pressão arterial esteja elevada.

Sem comentários: