Os Nossos Amigos

domingo, abril 27, 2008

Dicionário da Grávida - Letra F



Febre
Exige uma ida ao médico, para identificação da causa. Muitas vezes, trata-se de uma infecção que precisa ser combatida, rapidamente, para não prejudicar o feto.

Fadiga
Acontece mais no final da gravidez. Normalmente, está relacionada a um esforço físico excessivo, desgastes emocionais e à alimentação incorreta. Recomenda-se diminuir o ritmo das atividades e repousar.

Falta de ar
Quando a mulher está grávida, o útero comprime mais e mais o diafragma. A sensação de estar sufocando, depois de um pequeno esforço, é comum na gestação e vai aumentando de acordo com o crescimento da barriga. Evite carregar peso em excesso e pratique exercícios respiratórios.

Fator Rh
O problema da incompatibilidade sangüínea entre mãe e filho (ela, Rh negativo e ele, Rh positivo, como o pai) deve ser observado atentamente pelo médico. Hoje, com a administração da vacina específica, o bebê não corre mais riscos.

Fecundação
União da célula germinativa da mulher (óvulo), com a do homem (espermatozóide).

Fertilização
Processo com duração média de dois dias, em que o óvulo passa do ovário para o útero. Também pode ser o nome de um novo método que facilita a reprodução humana.

Fertilização assistida
Métodos utilizados para ajudar a fertilização, através da manipulação, em laboratório, dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide).

Fertilização in vitro (bebê de proveta)
Consiste na manipulação, em laboratório do espermatozóide e óvulo e a introdução do embrião recém-formado no útero materno.

Feto
Nome dado ao embrião depois do terceiro mês de vida intra-uterina, quando já está totalmente formado.

Fibras
É importante ingerir muita fibra para evitar a prisão de ventre, comum nas grávidas. Frutas, verduras, grãos, uva-passa, damasco seco e castanhas possuem muita fibra.

Fibroma
Antes de engravidar, convém fazer exames para detectar a existência ou não de tumores benignos no músculo do útero. O fibroma pode deformar a cavidade uterina, dificultando a implantação do ovo e favorecendo o aborto. Nesse caso, deve ser retirado cirurgicamente. Se, porém, não oferece riscos, evita-se a intervenção, e a gravidez se desenvolve sem problemas.

Fissura
Também conhecida como rachadura da mama, é muito comum na fase da amamentação e, na maioria das vezes, é conseqüência da má posição do bebê durante as mamadas. Pode, também, ser causada por pomadas, sabonete ou cremes na higiene dos seios. Outra causa das rachaduras, é o movimento brusco de retirar o bebê do seio.

Folículo
Formação esférica do ovário que contém as células do ovo.

Fórceps
Instrumento em forma de colher, usado no parto, para ajudar o bebê a nascer.

Fumo
Deve ser evitado sempre, especialmente durante a gravidez. A nicotina e outras substâncias nocivas contidas no cigarro causam sérios danos ao bebê. Entre eles: peso e altura abaixo dos padrões, dificuldades respiratórias, tendência a alergias, baixo rendimento físico e intelectual. A gestante também corre riscos, como o de um parto prematuro, tromboses, varizes pélvicas, alterações na pressão arterial e mesmo complicações circulatórias na hora do parto.

Função testicular
Habilidade dos testículos em produzirem espermatozóide e testosterona.

Sem comentários: