Os Nossos Amigos

segunda-feira, abril 14, 2008

Fertilidade Natural - Prefácio

Quando os médicos chegam em um impasse no tratamento de um casal infértil, ou seja, quando já se tentou de tudo e ainda assim a gravidez não aconteceu, é comum atribuírem à limitação tecnológica ou do próprio conhecimento humano a razão do insucesso. É como dizer: se existissem equipamentos de diagnóstico que nos permitissem enxergar melhor a natureza das coisas ou drogas que respondessem de acordo com nossas expectativas, esse bloqueio deixaria de existir.
É claro que, freqüentemente, as soluções chegam após a descoberta de uma nova tecnologia, capaz de permitir uma visão daquilo que antes era impossível de enxergar. Mas nem todas as questões e enigmas que permeiam o processo reprodutivo podem ser decifrados sob o ponto de vista técnico. A concepção, seja natural seja assistida, possui segredos guardados a sete chaves pela natureza. E é preciso humildade para reconhecer essa limitação e sensibilidade e competência para encontrar as chaves certas para abrir esse baú misterioso.
Nesta obra, os autores, Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Daniella Spilborghs Castellotti, mostram que têm de sobra essas qualidades, infelizmente ainda raras na área da Reprodução Assistida. Em uma linguagem fácil, eles nos apresentam as várias opções de Tratamentos Naturais que podem melhorar a fertilidade do casal. Não há milagres. Os autores deixam claro que essas terapias não substituem as convencionais, especialmente quando há uma causa conhecida de Infertilidade.
Mas só o fato de enxergá-las como uma possibilidade de ajuda ao casal infértil, já merece aplausos.
Homens e mulheres com problemas de fertilidade estão cansados de serem enxergados pelos médicos como pares de ovários ou de testículos doentes. Sentem-se fragilizados e desamparados com a situação de “berço vazio”. E precisam sim de ajuda para colocar em sintonia a mente, o espírito e o corpo. Como? As páginas a seguir descortinam agradáveis dicas nesse sentido e não sou eu quem vai estragar a surpresa.
Os céticos de plantão podem argumentar que, sob o ponto de vista da medicina baseada em evidências, não há comprovação científica de que a adoção de terapias naturais melhore as chances de gravidez. Para eles a frase do físico Albert Einstein (1879-1955), cética, porém, sábia: “Há duas formas para viver sua vida: uma é acreditar que não existem milagres. A outra, é acreditar que todas as coisas são um milagre”.

4 comentários:

Nany disse...

Gostei do que li, o livro pode comprar-se onde?
Bjks

Pintas disse...

Para o meu astral de hoje após um relatório médico do 5ºttt este livro veio mesmo a calhar e muito bem.
Estou como a nany, onde posso encontra-lo?
Talvez na Fnac ou Bertrand!!!
Beijinhos,
Pintas

PM disse...

Bom dia meninas!!!!
Não precisam comprar!!!!
Segue-se neste cantinho todos os capitulos do livro!!!!
Beijocas ENORMES

Nany disse...

Obrigado, vou ler atentamente.
Bjs