Os Nossos Amigos

quinta-feira, abril 10, 2008

LEVE OS SEUS “BONECOS” A UM HOSPITAL DIVERTIDO


Concerteza que tem lá em casa um Nenuco ou um Action Man que, de tanto uso, está mesmo a precisar de intervenção “médica”.
Pois é, nos dias 12 e 13 de Abril entre as 10h e as 18h, os seus filhos têm a oportunidade de os levar ao Hospital.
Numa tenda instalada no exterior do Hospital D. Estefânia vai ter lugar a 7ª edição do “Hospital da Bonecada”. Esta iniciativa resulta de um projecto europeu que visa desmistificar os medos e receios que a bata branca inspira nas crianças e ao qual a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência Médicas de Lisboa se associou há já sete anos.
Através desta iniciativa, as crianças podem levar os seus “amiguinhos” a uma consulta especial, aí os “Doutores”, também eles a tentar perder o receio do contacto com os pacientes, são estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, medicina dentária, farmácia e educação de infância, irão ajudá-los a compreender melhor o meio hospitalar e ensinar algumas regras de higiene e nutrição.
Quando chegam, as crianças aguardam na sala de espera a chamada para a “triagem”.
Aí encontram animadores para os entreter (por vezes a dificuldade é “arrancá-los” deste espaço…) com jogos e desenhos.
Depois da chamada, é preenchida a ficha dos sintomas do paciente e, já no consultório, o médico revela o diagnóstico e a prescrição.
De seguida dirigem-se à farmácia para “aviar” a receita e, na enfermaria, é administrado o tratamento prescrito do qual fazem parte “beijinhos” e “miminhos”.
Tudo isto é feito com muita descontracção e simpatia.
Pelo meio entram ainda no berçário, bloco operatório, dentista (onde está a fada dos dentes) e na sala da educação para a saúde, onde através de jogos brincadeiras são apreendidas regras importantes para uma vida saudável.
No fim ainda há tempo para brincadeiras informáticas com os excelentes CDs do Hospital das Brincadeiras (produzidos pelo Espaço Cativar parceiro deste projecto), e um pequeno lanche.
Uma iniciativa de muita qualidade e interesse como há poucas!

Sem comentários: