Os Nossos Amigos

domingo, maio 25, 2008

Tratamentos no privado no fim do ano

Os casais inférteis que não conseguem ser tratados pelo serviço público vão começar, até ao final do ano, a ser encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde para o sector privado, anunciou a ministra da Saúde.

"Estamos a trabalhar num sistema informático para poder encaminhar os casais que não tenham acesso [a tratamentos no sector público] para serem enviados para o sector privado", declarou Ana Jorge, em Lisboa. A ministra estimou que até ao final deste ano os casais já possam ser encaminhados para o sector privado para os tratamentos com técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Referindo que no sector público já há actualmente alguns tratamentos e consultas de PMA, a governante reconheceu que a capacidade instalada no SNS é insuficiente para as necessidades dos casais portugueses. Ana Jorge disse ainda que foi pedido a todas as administrações regionais de Saúde que fizessem um levantamento das necessidades do sistema público relativamente às técnicas de PMA, para criar uma "rede de referenciação para o problema da infertilidade.

A lei geral da Procriação Medicamente Assistida foi publicada em 2006 e regulamentada em Fevereiro último. Em finais do ano passado, o primeiro-ministro, afirmou que o Governo avançará com apoios à PMA, comparticipando tratamentos em centros privados. Calcula-se que, nos países ocidentais, há entre 10 a 15% de casais inférteis.
In JN

1 comentário:

Angel disse...

Ñ entendo como um assunto com esta urgência está a demorar tanto tempo, ainda dizem k a n/ população está envelhecida, pois está! E se ñ forem rápidos ainda estará mais. Espero que até ao fim do ano as coisas se resolvam, pois vou tentar mais uma vez no privado e se ñ der vou ter que recorrer ao estado ñ tenho dinheiro mapara mais, e o meu medo é de estar meses e meses á espera, e os anos vão passando...
Aproveito para pedir que sejam rápidos. Há mtos casais em mágoa, tudo pq querem ter um filho. Ajudem!
Angel