Os Nossos Amigos

terça-feira, junho 17, 2008

Crianças e blogs




Ensine a seus filhos as noções básicas do mundo dos blogs antes que eles comecem a usá-los


A prática de manter um blog, abreviação de "Web log" ou diário pessoal online, espalha-se cada vez mais, em especial entre adolescentes, que às vezes mantêm blogs sem o conhecimento de seus pais ou responsáveis.
Estudos recentes mostram que os adolescentes são responsáveis por quase a metade dos blogs de hoje em dia, sendo que dois em cada três fornecem sua idade, três em cada cinco revelam sua localização e informações de contato e um em cada cinco revela seu nome completo. Nem é preciso dizer que existem riscos em potencial na divulgação dessas informações pessoais detalhadas.
E, à medida que mais jovens criam blogs, mais eles tendem a competir entre eles por atenção. Às vezes, isso leva os jovens a divulgarem material inadequado, como fotos de si mesmos ou amigos em posições provocantes.


Um breve texto-base sobre blogs para os pais
Embora manter um blog ofereça benefícios em potencial, como melhorar as habilidades de escrita e comunicação, é importante instruir seus filhos sobre a Internet e os blogs antes que eles comecem a usá-los. Eis algumas sugestões de como começar:

- Estabeleça regras para uso online a seus filhos e cumpra-as.

- Selecione o que seus filhos planejam publicar antes que eles o façam. Informações que podem parecer inofensivas, como o mascote da escola e uma foto da cidade, podem ser combinadas para revelar a escola que o autor freqüenta.

- Pergunte-se (e oriente seus filhos a fazer o mesmo) se sente-se à vontade para mostrar o conteúdo a um estranho. Se ficar em dúvida, faça com que excluam as informações.

- Avalie o serviço do blog e descubra se oferecem blogs pessoais protegidos por senha.

- Visite o blog de seus filhos regularmente para analisá-lo.

- Visite outros blogs para encontrar exemplos positivos que seus filhos devem seguir.



Diretrizes básicas para blogueiros

- Nunca devem fornecer informações pessoais, incluindo sobrenome, informações de contato, endereço, telefones, nome da escola, endereço de email, sobrenomes de amigos e parentes, nomes de mensagens instantâneas, idade ou data de aniversário.

- Nunca devem publicar fotos provocantes e devem garantir que quaisquer imagens publicadas não revelem informações pessoais. Devem se lembrar de examinar também o cenário de fundo de uma foto.

- Devem presumir que tudo o que publicam na Web é permanente. Qualquer pessoa na Internet pode imprimir um blog ou salvá-lo no computador com facilidade.

- Devem usar provedores de serviços de blogs com termos de uso claramente definidos e que devem ter certeza de que podem proteger seus blogs, e não apenas as contas de usuário, com proteção de senha. (Mesmo assim, devem presumir que qualquer um pode ler o blog.)

- Devem tentar evitar superar ou competir com outros blogueiros.

- Devem manter os blogs positivos e não usá-los para promover calúnias ou atacar outras pessoas

Sem comentários: