Os Nossos Amigos

segunda-feira, agosto 25, 2008

Acupuntura e Infertilidade


Mecanismo de ação da acupuntura

A acupuntura e a moxabustão são alternativas no tratamento da infertilidade, tanto por fator masculino ou feminino. Mas antes de tudo, a acupuntura não é um método milagroso, é necessário também um acompanhamento com um médico esterileuta.
Observa-se um aumento do fluxo sangüíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial e portanto, maior receptividade aos embriões.
A acupuntura diminui a ansiedade e o stress psicológico, através de pontos específicos, e pela liberação das endorfinas regulariza os hormônios do ciclo menstrual.
Homens com alteraçoes no espermograma podem apresentar melhora apos algumas sessoes, conforme tese de doutorado do urologista Edison Gurfinkel - UNIFESP
Num estudo publicado na Fertility e Sterility, maior e mais renomada revista medica de infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (fertilizaçao in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou a acupuntura (26,3%).

Numa clínica de reprodução humana de São Paulo os índices de gravidez com o uso da acupuntura realizada pelo Dr Decio atingiram 51%, evidenciando o importante fator da acupuntura como coadjuntante no tratamento da infertilidade masculina e feminina.


Como é realizado

Na Reprodução Assistida (FIV/ICSI), a ACUPUNTURA é realizada 30 minutos antes e 30 minutos logo após a transferência de embriões. Utiliza-se pontos específicos distribuídos por todo o corpo da mulher, inclusive no pavilhão auricular, objetivando um maior aporte sangüíneo para o útero e uma diminuição do stress emocional. Os trabalhos científicos evidenciam que a acupuntura tem resultdos satisfatórios se realizada no dia da transferência de embriões.

Mesmo em casais que não desejam fazer a fertilização in vitro, a ACUPUNTURA se mostrou eficaz na melhora dos parâmetros do espermograma, principalmente no aumento do número de espermatozóides e na melhora da sua morfologia. As sessões são realizadas 2x por semana, com duração em média de 30 - 40 minutos, utilizando-se a acupuntura e a moxabustão (bastão de artemísia, erva que produz um calor intenso nos pontos de acupuntura).


A Infertilidade Masculina

Segundo um trabalho científico, publicado na Universidade Federal de São Paulo, sob a forma de tese de doutorado, a acupuntura e a moxabustão parecem ser eficazes no tratamento da infertilidade de causa masculina.
O autor, Edson Gurfinkel, relata que muitas doenças podem causar infertilidade masculina, como a varicocele, infecção, disfunções ejaculatórias, distúrbios hormonais e imunológicos, alterações testiculares e anormalidades cromossômicas. Mas apesar do progresso científico atual, 40% das alterações do semen permanecem sem diagnóstico definido, o que compromete o sucesso do tratamento.
No estudo, os pacientes foram separados em 2 grupos (total de 19 pacientes). Foram realizadas 2 sessões semanais de acupuntura e moxabustão, por um período de 10 semanas.
Observou-se uma melhora na morfologia dos espermatozóides devido a um maior fluxo sangüíneo testicular e maior concentração de agentes anti oxidantes no semen.

Outro estudo realizado na Universidade de Shangai, conduzido por Pei et al em 2005, com 40 homens com alterações no espermograma, foram submetidos a acupuntura 2x por semana, por um período de 5 semanas. Houve também um aumento da porcentagem e do número de espermatozóides sem defeitos estruturais no total de ejaculado, melhora da forma e da posição do acrossomo (responsável pela entrada do espermatozóide no óvulo) e do axonema (responsável pela motilidade do espermatozóide).


O Dr Decio, preocupado com a atualização freqüente, aplica a acupuntura e a medicina chinesa também para tratamento da infertilidade por fator masculino, segundo os trabalhos previamente citados.


O que pode ser tratado

As principais indicações para o uso da acupuntura no tratamento da infertilidade são mulheres com endometriose, síndrome dos ovários policísticos, anovulação crônica, ansiedade e em homens, alterações no espermograma como oligospermia (diminuição do número de espermatozóides) e principalmente leucospermia (aumento de leucócitos no esperma).

Doenças que não podem ser tratadas pela acupuntura são o pólipo endometrial, o mioma uterino, malformações uterinas, doenças das trompas com oclusão total, que têm tratamento cirúrgico por laparoscopia ou histeroscopia.

Além disso, a acupuntura pode também reduzir o desconforto pós operatório de cirurgias e minimizar os sintomas da tensão pré menstrual, colaborando para um bem estar global da paciente.

Sem comentários: