Os Nossos Amigos

quarta-feira, agosto 27, 2008

Director diz que maternidade não fecha

A Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa) regista mais cinco partos por dia e tem um acréscimo de 30 a 40 atendimentos com as utentes dos hospitais de São Francisco Xavier e Vila Franca de Xira, o que tem "sobrecarregado" o serviço.

O director da instituição, Jorge Branco, lamenta a falta de reforços da equipa da maternidade com profissionais das unidades temporariamente encerradas.

A título de exemplo, lembrou que o último reforço proveniente do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira aconteceu há mais de uma semana e que "São Francisco Xavier" não enviou qualquer médico.

A unidade do Ribatejo deverá continuar com a actividade suspensa até meio de Setembro, devido a obras, enquanto o serviço de urgência do hospital de S. Francisco Xavier deverá reabrir depois de amanhã.

Já relativamente à possibilidade de encerramento definitivo da maternidade, Jorge Branco disse à Lusa que, face aos 24 mil partos registados anualmente em Lisboa, será "impossível" concentrar os serviços de Obstetrícia apenas em dois locais. Garante, por isso, que a "Alfredo da Costa" não irá encerrar. "Quando muito, pode mudar de sítio", afirmou, lembrando estar prevista a integração na unidade no futuro Hospital de Todos os Santos, em Chelas.
In JN

Sem comentários: