Os Nossos Amigos

segunda-feira, novembro 10, 2008

Homens mais velhos são menos férteis


O relógio biológico não afecta apenas as mulheres. A partir dos 35 anos diminuem as hipóteses de ser pai.


A fertilidade masculina também é afectada pelo relógio biológico e começa a diminuir a partir dos 35 anos. É esta a conclusão de um estudo apresentado durante a Conferência da «European Society of Human Reproduction and Embryology», que está a decorrer em Barcelona até amanhã (dia 9).

O estudo foi realizado por uma equipa de investigadores franceses que analisaram cerca de 12 mil casais em tratamentos de reprodução medicamente assistida (no Centro Eylau de Reprodução Assistida, em Paris, entre 2002 e 2006). A sua anáilise permitiu concluir que a qualidade do sémen começa a diminuir a partir dos 35 anos, processo que se acelera depois dos 40.

Por isso, as taxas de sucesso dos tratamentos decresce também com a idade do homem: entre os homens com 30 anos a taxa de sucesso é de 13,9 por cento, enquanto que para os homens com mais de 45 anos, esta taxa situa-se nos 9,3 por cento.

A idade das mulheres foi também tida em conta, pois é óbvio que um homem com 45 anos tem mais hipóteses de ser pai se estiver com uma mulher de 25 do que com uma mulher de 35. Mas a queda de fertilidade observada é independente e está apenas relacionada com a idade dos homens.

Foi também observado que os abortos espontâneos eram mais comuns em casais em que o pai estava na faixa dos 30 do que em casais em que o pai estava na faixa dos 20.
As razões que levama este decréscimo não são ainda conehcidas, mas os investigadores avançam a teoria de os espermatozóides dos homens mais velhos poderem conter, com mais frequência, DNA alterado, que será rejeitado pelos óvulos.

Sem comentários: