Os Nossos Amigos

terça-feira, janeiro 13, 2009

Os segredos do Pompoar


É uma ginástica vaginal que fortalece os músculos mais íntimos. Aumenta o prazer sexual, previne e trata porblemas de incontinência, facilita o parto e a recuperação. E ainda aumenta a auto-esima.

O pompoar consiste, na sua base, em contrair e distender certos músculos em movimentos repetidos, de forma a tonificá-los e torná-los mais firmes - um exercício como qualquer outro. Os músculos exercitados são os do canal vaginal e pavimento pélvico, cujo nome técnico é pubococcígeos. Com o pompoar ganha-se consciência desses músculos e aprende-se a conhecê-los e controlá-los de forma muito precisa, conseguindo a força e o movimento pretendidos.

Incontinência urinária, dores menstruais, prolapso uterino, flacidez e secura vaginal, dificuldade em atingir o orgasmo, ausência de desejo são alguns dos problemas que a falta de tonicidade muscular na zona do canal vaginal pode originar. Por isso, podem ser resolvidos, em parte ou totalmente, através do pompoar. É uma técnica que surgiu na Índia há milhares de anos. Na Tailândia passa de mães para filhas. Em Portugal pode aprender-se desde Setembro de 2007 no Gine-Espaço, em Campo de Ourique, Lisboa, e desde Março deste ano também no centro Barrigas&Bebés, em Odivelas, em workshops pontuais.

Sentir-se poderosa, gostar de si própria
«Ouvi uma amiga falar do pompoar e não descansei enquanto não fui fazer a formação, no Brasil, há cerca de dois anos. Fiquei fascinada», lembra Maria Rua. «O meu primeiro interesse foi pessoal, mas depois percebi que tinha tudo a ver com o Gine-Espaço que já tinha planeado abrir, com uma amiga. Através do pompoar, a mulher reforça ou ganha uma auto-estima que nunca teve, sente-se poderosa, a rainha lá de casa. Muitas mulheres pensam que são frígidas e não são, passam uma vida inteira sem sentir prazer, por falta de informação e de comunicação. Não tem de ser assim», garante Maria Rua. «O pompoar pode servir para evitar muitos anti-depressivos, reconquistar amantes separados, salvar casamentos», acrescenta.

À descoberta do corpo
Ana Beato, terapeuta sexual que colabora com o Gine-Espaço, concorda: «Há muitas pessoas que nem conhecem o seu corpo. Nunca se viram num espelho. Passaram a vida a fugir do seu corpo que é como quem diz a fugir de si próprias. Nunca pensaram descobrir este seu lado mais erótico, mais feminino e o pompoar pode ser uma boa forma de fazer essa descoberta.»

Mas qual o segredo? «O facto de se conhecerem melhor e desenvolverem uma nova atenção à sua parte mais íntima vai ter consequências positivas ao nível do desejo, da excitação e do orgasmo. Há melhorias visíveis», garante a terapeuta. «Para além da componente psicológica: se a mulher se sentir mais segura a nível físico, também vai conseguir libertar-se a outros níveis», acrescenta.

«O pompoar é uma técnica também aplicada a nível clínico», explica a terapeuta, «mas de uma forma muito mais básica e superficial do que neste curso. O inovador nesta abordagem é poder atingir outros objectivos e de uma forma mais sistemática. Desde a incontinência a vários problemas relacionados com a sexualidade» são muitas as situações que podem ser ultrapassadas com esta técnica.

Sexy toda a vida
O Espaço Barrigas&Bebés, em Odivelas, é outro local onde pode descobrir-se a arte do pompoar. No próximo fim-de-semana realiza-se mais um workshop. A formadora é Stella Alves, que vem do Brasil pela terceira vez com este fim. E desta vez estará também no Porto.

Também para ela, a auto-estima é a chave do pompoar: «Não adianta dominar a técnica, se não gosta de si própria, se não cuida desse seu lado mais sexy. Por isso, a primeira parte do workshop é dedicada à auto-confiança, para que as mulheres percebam que é importante não perderem o encanto, a magia. Não é só na fase da conquista que é importante ser sexy.»

Na segunda parte do workshop, Stella Alves explica os exercícios de pompoar, apresentando as bolas Ben-Wa (tailandesas) que fazem parte do kit de pompoarista. O kit tem ainda um vibrador de tamanho indicado para o "treino" de pompoar, um manual prático e o seu livro «Pompoar: a Arte de Amar». O livro será lançado amanhã em Lisboa, pela Ariana Editora.

Malhação íntima
Os exercícios são aprendidos no workshop, mas apenas treinados em casa. Depois é uma questão de disciplina. «A disciplina é o grande segredo. Devem fazer-se os exercícios durante 10 minutos de manhã e à noite, todos os dias. Passados 20 dias a mulher já sente diferença na realção sexual. E o homem também», garante Stella Alves.
Mas para dominar completamente a técnica, ou seja ser capaz de distinguir e movimentar separadamente os vários anéis musculares que compõem o canal vaginal, são precisos três a quatro meses de «malhação íntima», como lhe chama Stella Alves. «Aí a mulher vai proporcionar e sentir muito mais prazer».

Pompoar na gravidez e no pós-parto
Ao fortalecer a musculatura vaginal, o pompoar irá facilitar o parto normal. Mas uma grávida só pode começar a prática até ao quarto mês de gestação e sempre com conselho médico. No pós-parto, terá todas as vantagens em praticar, pois fará uma óptima recuperação através dos exercícios de pompoar. «Na gravidez e no pós-parto, o pompoar pode ser muito benéfico», considera Ana Beato, «pois ajuda a compreender as alterações e a revertê-las».
Os exercícios sistematizados pelo Dr. Kegel não são mais do que os conhecimentos do pompoar aplicados à medicina. No entanto, o médico punha a ênfase dos benefícios apenas na saúde física - a prevenção e tratamento de incontinência, a prevenção de prolapso uterino... - ao passo que no pompoar os benefícios físicos são apenas mais uma vantagem a par da descoberta de um potencial sexual desconhecido, que fará aumentar o prazer e o desejo.
«No Brasil muitos ginecologistas conceituados recomendam o pompoar como forma de recuperação pós-parto», conta Stella Alves.

Contactos

Gine-Espaço
Rua Saraiva de Carvalho, 147, loja 6
(Campo de Ourique) Lisboa
Telef. 912 008 213
Preço: 120€ (inclui kit: manual + bolas Ben-Wa)


Barrigas&Bebés
Rua Comandante Augusto Alexandre Jorge Urbanização Quinta da Memória, Lote 4 - Loja Direita, Odivelas.
Telf: 219 317 300 / 919 267 844

Sem comentários: