Os Nossos Amigos

domingo, março 15, 2009

Bola de pilates: uma aliada

A bola de pilates pode ser muito útil durante a gravidez e no trabalho de parto.
A doula Catarina Pardal* explica-lhe como.


Os exercícios com a bola de pilates ajudam a relaxar a pélvis e promovem um bom encaixe do bebé. São também muito úteis para quem tem dores nas costas.

Como fazer? É simples: pode trocar a sua cadeira habitual pela bola e mexer a sua cintura - para um lado e para o outro e para a frente e para trás, em círculos. Imagine que desenha um 8 deitado (o símbolo do infinito).

Se a sua profissão exige que passe muito tempo sentada, a troca da habitual cadeira pela bola é uma mais valia. As suas costas agradecem.

No trabalho de parto
Usar a bola durante o trabalho de parto pode ajudar a mexer-se entre as contracções, a estar numa posição mais vertical e a descansar numa superfície confortável.

Também pode ser usada na cama em vez de almofadas, ou de gatas apoiada na bola.

Depois do parto
Depois de o bebé nascer pode usar a bola como uma cadeira de baloiço, sentar-se na bola e embalar o bebé.

Como escolher?
É importante escolher uma bola segundo a sua altura, pois existem bolas de 55 a 85 cm. A ideal para si é aquela que permite, ao sentar-se, que as suas coxas façam um ângulo de 90 graus com as pernas.

Onde comprar?
É fácil de encontrar nas lojas de desporto e mesmo em supermercados. Por razões práticas prefira as que incluem a bomba para encher.

* Doula, instrutora de Yogilates para grávidas, Educadora perinatal, Instrutora de Massagem para Bebés e Conselheira em Aleitamento Materno. Autora do blog gravidasemforma.blogspot.com

Sem comentários: