Os Nossos Amigos

quarta-feira, maio 27, 2009

Ataca



A ataca é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento humano das regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África.

A ataca não tem filiação religiosa nem política. Tem nos seus elementos fundadores, indivíduos de diferentes crenças e de diferentes quadrantes políticos com um objectivo comum, um melhor e mais responsável desenvolvimento humano.

Tem como projecto de maior dimensão o PTàD, sendo que todos os fundos angariados dentro deste projecto são destinados a 100% ao sustento das crianças.

Relativamente ao PTàD, isto significa que todas as despesas administrativas ficam a cargo da ataca e não dos seus financiadores/tutores/mecenas.

Além dos eventos de angariação de fundos que a ataca organiza, a sua única fonte de rendimento são as quotizações dos seus associados. (quero ser sócio).

Em linhas gerais, a ataca tem como objectivos fundamentais, o apoio material e financeiro a um elevado número de crianças desfavorecidas, residentes ou não em lares/centros de acolhimento, a promoção do voluntariado em terras africanas, a promoção e sensibilização para os Direitos Humanos e para os Direitos da Criança.

A ataca actua através de:

- Angariação de fundos através de diversos tipos de campanhas (eventos culturais, festas, redes solidárias, etc.)

- Envio de voluntários com as habilitações e competências necessárias ao desempenho de determinada(s) tarefa(s), de acordo com as necessidades do PTàD e solicitações dos parceiros nos países intervencionados.

- Através dos voluntários:

*Acompanhamento in loco das crianças e jovens

*Apoio administrativo aos centros e lares de acolhimento

*Criação de programas de formação e informação junto da comunidade envolvente aos centros e lares

*Ponte de ligação entre os tutores e as crianças

- Parcerias com instituições locais

- Criação de programas de integração social e comunitária

- Campanhas de Educação para o Desenvolvimento


Sem comentários: