Os Nossos Amigos

quinta-feira, julho 09, 2009

Medidas de prevenção para a gripe A


Duas a oito horas é o tempo que o vírus da GRIPE A, o H1N1, consegue permanecer activo em superfícies.

É esta a razão que leva o Departamento de Saúde Pública, da Direcção-geral de Saúde, a recomendar que os portugueses tenham cuidados redobrados na lavagem das mãos para evitar o contágio. Este processo para ser eficaz deve ser feito com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, e em particular depois de se tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar-se toalhetes à base de álcool.

As superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos devem ser limpos frequentemente com um produto de limpeza comum. Mesas de trabalho, ratos e teclados de computador ou maçanetas são superfícies sujeitas a um contacto manual muito frequente por isso é necessário mantê-las limpas.

Mas existem outras recomendações para prevenir a GRIPE A: evitar o contacto próximo com pessoas com gripe; se uma pessoa ficar doente deverá permanecer em casa e contactar a Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24. Se um doente com sintomas de gripe tossir ou espirrar, deve cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel para impedir que outras pessoas venham a adoecer.

Uso de máscara

Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças não recomenda o uso de máscaras na protecção contra o contágio de gripe por não estar provada a sua eficácia. O uso de máscaras está apenas indicado no contexto da prestação de cuidados de saúde.

Pelo contrário, o uso de máscaras por pessoas doentes com sintomas de gripe pode ajudar a reter as secreções respiratórias quando tossem ou espirram. Nestes casos poder-se-á reduzir o risco de contágio.

1 comentário:

Rute Santos disse...

Morro de medo do meu Diogo apanhar esse bicharoco!!!
Tenho medo de sair com ele para shoppings, centros de saude etc!!!!

E quando ouço as noticias de novos casos sempre a aumentar cá em Portugal, ainda ficamos com mais receio!

Espero que passe rápido!