Os Nossos Amigos

sexta-feira, outubro 16, 2009

10 dias, 10 (bons) conselhos para um parto mais feliz


3. Faça perguntas 


Há que dizê-lo com frontalidade: mulher grávida é sinónimo de mulher vulnerável. Por mais pós-graduações que tenha, assim que entra no consultório do obstetra e mergulha na rotina de exames, medições e termos complicados, não há estudos que valham. As dúvidas, as inquietações, os medos surgem quase do nada.


Por vezes, a insegurança não permite sequer que a grávida coloque ao médico todas as perguntas que tinha em mente. É normal sentir este desassossego no peito. Mas, por mais ansiosa que esteja, não desista de fazer todas as perguntas que lhe assaltam o espírito. Mesmo aquelas (aparentemente) mais tontas: ‘quanto tempo dura a gravidez?’, ‘o que é uma contracção?’. Familiarize-se com conceitos como rompimento das membranas e episiotomia. Informe-se sobre os riscos e os benefícios da  epidural.  


Não tome nada como um dado adquirido. Se não perceber as explicações do médico à primeira, peça para ele a aclarar outra vez – não tenha vergonha de o dizer.
Depois de realizar uma ecografia, espere pelo momento em que já está vestida, frente-a-frente com o médico, para dissipar as dúvidas. Desta forma, estará mais atenta e sentir-se-á menos vulnerável.  



Se o obstetra lhe propuser uma determinada intervenção (indução do parto, cesariana), tente perceber bem as razões e pergunte se não há procedimentos alternativos. Se lhe for pedido que assine um consentimento informado, leia o documento com atenção, sem pressas. Moral da história: não leve dúvidas para casa.

5 comentários:

vera disse...

Sabios consenhos, realmente saimos de casa com mil perguntas a fazer mas ficamos tão ansiosas perante o medico que acabamos por esquecer muitas delas.

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Bom, eu sou Tatiana sou mãe de menino e estou tentando o segundo filho, mas tenho uma duvida;

Como ensinar meu filho q terá um irmãozinho?


www.tatidesignercake.blogspot.com

Bete Strøm disse...

Eu adorei o seu blog, muito interessante! Meu bebe vai fazer dois meses dia 12, ele é muito fofo!!! Visite meu blog. Bjs

Elsa Filipe disse...

Olá.
Concordo plenamente. É muito importante esclarecerem-nos tudo o que se está a passar. Eu quero que façam isso comigo quando chegar a minha hora, porque para mim saber o que se passa e o porquê é meio caminho andado para eu estar calma e facilitar as coisas.

Adorei as postagens e tenho de tirar mais um tempinho para cá vir com calma ler mais algumas coisitas.

doiscontigo.blogspot.com

Conversas com Barriguinhas disse...

Olá a todas/os,

Lindo blogue este... Parabéns! :)

É fantástico ver esta partilha informação entre as familias. Especialmente quando todos sabemos que é um dos momentos mais importantes das nossas vidas!

Deixamos aqui o convite entre os bloguers, mamãs e papás, para assistirem às nossas sessões gratuitas das "Conversas com Barriguinhas".

Queremos levar a todos os futuros papás e mamãs a melhor informação sobre temas cruciais na área da maternidade.

Estaremos presentes em várias cidades, pelo país fora!

Toda a informação aqui:
http://www.conversascombarriguinhas.pt/conversascombarriguinhas

Muito obrigada e beijinhos a todas!