A interrupção da contracepção
Para que você engravide, o casal deverá interromper a contracepção. Dependendo do método anticoncepcional até então utilizado, o casal pode dar ou não seguimento imediato à sua tentativa de conceber.
Pílula
Anular o efeito anticoncepcional da pílula é fácil. Basta deixar de tomar os comprimidos prescritos pelo médico. Mas o assunto não morre por aqui. Isto porque há médicos que defendem que a mulher pode começar a tentar engravidar assim que completa o último ciclo da pílula. No entanto, há outros que apostam na precaução e aconselham a mulher a esperar algum tempo (regra geral, três meses) até que o ciclo menstrual e a ovulação voltem ao seu normal.
Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
A mulher que quer engravidar, mas utiliza o DIU como método contraceptivo, tem de marcar uma consulta num especialista, por forma a que este aparelho seja removido. Geralmente, a remoção do DIU é efectuada durante o período menstrual da paciente. Assim sendo, a mulher deve começar a tentar engravidar a partir da menstruação do mês seguinte. Até lá, é conveniente o recurso a outro método anticoncepcional, como por exemplo o preservativo e o diafragma. Este tempo de espera entre a remoção do DIU e o aparecimento da próxima menstruação deve-se à possibilidade de ocorrer uma inflamação no útero, o que, pelo menos teoricamente, contribui para o aumento do risco de aborto, caso a mulher engravide imediatamente.
Restantes métodos contraceptivos
À excepção da pílula e do DIU, todos os outros métodos contraceptivos não carecem de um tempo de espera entre a interrupção do respectivo uso e o início da tentativa de conceber.
Retirado do site Clix- Canal Bebés
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário