Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) conclui que muitos bebés estão, nos países ocidentais, a ser sobre-alimentados com leite em pó, nos primeiros meses de vida. Esta situação deve-se, em parte, ao facto de as tabelas de crescimento que guiam os profissionais de saúde terem desvios em relação ao crescimento de um bebé amamentado. Estas tabelas são baseadas em estudos feitos com bebés alimentados a biberão há mais de 20 anos, e que sugeriam que o crescimento dos bebés amamentados não era adequado, pois estes ganhavam peso mais lentamente. Os bebés amamentados são mais altos e mais magros do que os bebés alimentados a biberão, mas isso é perfeitamente normal e saudável.
Acontece que ao guiarem-se por tabelas que não têm essas diferenças em consideração, pais e profissionais de saúde tendem a sobre-alimentaros bebés. As mães são aconselhadas a suplementar a amamentação ou mesmo a substitui-la pelo leite em pó.
As tabelas sugerem que com um ano de idade, os bebés devem pesar entre10 e 13 quilos, aproximadamente, mas a OMS afirma que o peso ideal nesta idade deve situar-se entre 9, 5 e 11,5. A sobre-alimentação das crianças desde os primeiros meses pode explicar, segundo a OMS, que a actual geração de adultos seja a mais obesa de sempre. Esta investigação envolveu 8440 crianças de seis países.
A OMS adianta que, até ao final do ano, vai publicar novas tabelas de crescimento. As novas recomendações vão no sentido de diminuir os níveis de calorias ingeridos diariamente em cerca de sete por cento.
In: Pais & Filhos, Abril 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário