Os Nossos Amigos

domingo, julho 01, 2007

Intervenção do psicólogo durante a gravidez

Podemos afirmar que a gravidez é uma fase “normal” mas crítica para a mulher, uma vez que evoca problemáticas interiores e cria uma apetência à fragilização. É uma fase onde balançam vivências psicológicas fortes e na qual são necessárias constantes adaptações por parte da mulher a sensações físicas e pensamentos que a invadem quase diariamente. Nesta fase, exigem-se adaptações do ego e põem-se à prova mecanismos de defesa da mulher, é portanto uma fase muito propícia a uma intervenção psicológica!

Quando existe uma personalidade madura e estruturada, esta fase servirá para promover o crescimento interno, acontecerá portanto um enriquecimento da vida psíquica. No entanto a situação complica-se se a grávida além do desequilíbrio normal causado pela gravidez sofrer outros desequilíbrios psicológicos relacionados com outras crises que vão interferir no processo emocional normal da gravidez. É o caso de mulheres sós, mulheres deprimidas, grávidas cujos bebés padecem de malformações, adolescentes, grávidas cujo bebé não foi planeado/desejado, e tantos outros casos…
Pode também acontecer, uma mulher cuja personalidade é bem estruturada “fraquejar” e não conseguir fazer as adaptações necessárias e para isso necessitar de ajuda para viver melhor esta fase tão importante da sua vida.

A psicologia pode ajudar a grávida a gerir a ambivalência inicial, a incorporar e integrar o bebé em si, a lidar com as angústias de separação quando se aproxima o final da gravidez, a lidar com os inevitáveis receios do parto, etc., tendo em conta que todas estas vivências estão relacionadas com o modo como a mulher formou a sua identidade.

Podemos afirmar que a gravidez tem 3 etapas psicológicas: 1º a integração/incorporação da gravidez, 2º a diferenciação – há uma diferença entre a grávida e o bebé a ser trabalhada e em 3º lugar há que preparar a separação.

Alexandra Chumbo
Psicóloga Clínica especializada em gravidez e maternidade
www.estimulopraxis.com

1 comentário:

rute29 disse...

Eu acho que sim acho que o apoio de uma psicologa é muito importante ,no meu centro de saude há uma que atende gravidas por incrivel que pareça as coisas funcionam ali!!
Amiga deixo um grande beijinho!!