Os Nossos Amigos

segunda-feira, agosto 20, 2007

Cordão umbilical pode reduzir riscos de anemia

Um estudo de um conhecido obstetra inglês aconselha os médicos da especialidade a atrasar o corte do cordão umbilical no momento do nascimento para, assim, reduzir os riscos de anemia nos bebés. As investigações de Andrew Weeks, docente da Universidade de Liverpool, foram publicadas, anteontem, na conceituada publicação "Jornal Médico Britânico".

No referido estudo, o obstetra Andrew Weeks defende que ao conservar-se intacto o cordão umbilical, durante três minutos, consegue-se acrescer sensivelmente o nível de ferro no organismo do bebé. Nesse sentido, será possível reduzir os riscos de anemia no recém-nascido.

Sangue rico em oxigénio

As investigações do clínico britânico indicaram que cerca de metade das maternidades britânicas corta o cordão umbilical, imediatamente a seguir ao nascimento. Segundo o obstetra, essa acção, se for retardada alguns minutos, permite que os pulmões do recém-nascido recebam um sangue rico em oxigénio, até ao momento em que a sua respiração está totalmente normalizada, acrescendo assim as suas taxas de ferro.

Apesar de reconhecer que é mais complicado retardar o momento do corte do cordão umbilical em casos de nascimentos prematuros ou de cesariana, o obstetra inglês sustenta que isso seria também proveitoso para os bebés.

Seguir caminho da OMS

"Há actualmente elementos sólidos que permitem concluir que o corte imediato do cordão umbilical não é benéfico nem para a mãe nem para o bebé, podendo mesmo ser prejudicial", escreve Weeks no seu artigo.

"A Organização Mundial de Saúde e a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia retiraram as recomendações de corte imediato do cordão umbilical. É já tempo que outros sigam esse caminho e encontrem meios práticos para incorporar nos partos o corte retardado do cordão umbilical", recomenda ainda.


1 comentário:

Cláudia Braz disse...

Sem qualquer dúvida!
Agora, é só ver se os médicos cumprem: eles, que são sempre tão apressadinhos!!!!!