Os Nossos Amigos

sábado, setembro 22, 2007

Dormir com fralda retarda amadurecimento

As crianças em idade escolar não devem usar fralda enquanto dormem. Sete em cada 10 crianças portuguesas que urinam involuntariamente durante o sono nunca receberam apoio médico, apesar deste problema poder ser ultrapassado com medidas simples, revela um estudo.

O estudo mostra que 31% das crianças com enurese nocturna dormem com fralda. Os especialistas rejeitam esta medida, considerando que o uso da fralda durante o sono pode implicar um retrocesso na criança.

O estudo, que envolveu 15 hospitais da região Norte, foi o primeiro do género realizado em Portugal para avaliar a prevalência da enurese nocturna em alunos do Ensino Básico, doença que se estima que atinja 80 mil crianças portuguesas dos cinco aos 14 anos.

Os resultados desta investigação, que decorreu entre Janeiro e Outubro de 2006, apontam para uma prevalência global de enurese nocturna de 6,9%, sendo mais elevada entre os rapazes (9,4%) do que entre as raparigas (4,3%).

O estudo refere ainda que, apesar da enurese nocturna primária ser considerada a segunda disfunção física com maior incidência na infância, atrás das alergias, apenas metade das crianças com este problema foi levada ao médico e somente um terço recebeu algum tipo de tratamento.

Outra conclusão significativa é que a doença é mais frequente nos alunos com pior rendimento escolar e maiores dificuldades de aprendizagem (14,6%) do que entre os melhores alunos (7,3%).

Um dos mais importantes sintomas de alerta para os pais é o facto da criança continuar a urinar na cama depois de entrar para a escola.Deve ser também dada especial atenção a situações como o nascimento de um irmão ou o divórcio dos pais, que podem originar episódios temporários de enurese.



22/09/07

Sem comentários: