Os Nossos Amigos

domingo, setembro 23, 2007

Portugueses preferem cuidar dos filhos a fazer tarefas domésticas

Os homens portugueses estão mais receptivos a cuidar dos filhos e preferem fazê-lo a ter que limpar a casa ou executar as rotineiras tarefas domésticas que continuam a pertencer, quase em exclusivo, às mulheres. Este é um dos aspectos demonstrados pelo estudo "Famílias no Portugal Contemporâneo", que encerrou ontem no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa.

O casal português partilha já mais funções dentro da família, mas enquanto 30% admite que divide as incumbências relativas aos filhos - levar à escola ou ao médico, dar banho, ajudar nos estudos ou adormecê-los - apenas 14% dos casais revela executar em conjunto os afazeres do lar.

Absolutamente reveladora é a tabela referente ao desempenho das tarefas domésticas. Na roupa eles não tocam! Reportando-nos às percentagens significa que 85,5% das mulheres portuguesas tratam sozinhas da roupa, desde o retirar dos lençóis das camas até ao engomar.

O estudo mostra que os portugueses também fogem do fogão, já que 76,6% das inquiridas é que cozinha as refeições e na mesma linha, são também elas quem lava a loiça e limpa a casa. Em suma, são as mulheres que ficam com as funções mais rotineiras e desgastantes, por serem diárias.

Na distribuição dos encargos, eles ocupam-se dos ocasionais as reparações em casa (76,6%) e as diligências administrativas, ou seja, o pagamento das contas (41,2%) ou tratar de "papeladas".

Apesar de tudo, 84% dos inquiridos dizem realizar sozinhos pelo menos uma tarefa e 56,5% responderam que a fazem com a parceira.

Mas quando se pergunta se tem uma actividade de lazer, fora de casa - de desporto, dança, estar com amigos , tomar café, etc - que pratique sem o parceiro, 34,4% dos homens fá-lo perante apenas 24,4% das mulheres.

Ou seja, os homens têm mais tempo para o lazer sem a família enquanto elas têm de conseguir conciliar uma actividade lúdica com a maternidade.

A verdade é que os casais portugueses ainda partilham muito pouco os momentos de ócio. O estudo diz que "apenas 1/5 tem por hábito quotidiano, a dois, a ida ao café". E por isso, 14% das mulheres respondem que costumam ir ao café sem o cônjuge.

A dois, só mesmo os cuidados com os filhos e a ida às compras, porque é preciso. No âmbito da descontracção, indicam ser mais frequente o passeio, uns jantares fora ou idas a casa de amigos.

A família passeia e janta, mas "as saídas culturais - como ir ao cinema, ao teatro, a concertos e espectáculos - "são atributo das mulheres acompanhadas pelos filhos" e por uma parte ínfima dos casais.



22/09/07

Sem comentários: