Os Nossos Amigos

terça-feira, outubro 23, 2007

Grávida e bela

A gravidez é o momento ideal para começar a tratar mais de si. Se até aqui nunca se preocupou muito com hidratantes, óleos, geles e outras poções de beleza, prepare-se para entrar no mundo dos cheiros e texturas da cosmética.


As alterações hormonais provocadas pela gravidez são um pouco imprevisíveis. Tanto podem dar um brilho resplandecente à mulher, como podem provocar transformações menos estéticas. Em ambos os casos, há coisas que mais vale prevenir.
O cuidado número um deve ser, sem dúvida, hidratar a pele.
Quanto mais hidratada estiver a pele, mais elasticidade terá e menor o risco de desidratação, consequente desconforto, e formação de estrias, e, não é apenas a zona da barriga que precisa de hidratação.
Peito e nádegas são também zonas de 'alto risco' e necessitam de atenção redobrada. As estrias são linhas semelhantes a pequenas cicatrizes e surgem quando as fibras de colagéneo - uma proteína da pele - se quebram devido ao estiramento rápido da pele.
O tratamento deve ser iniciado logo no primeiro trimestre.
Aplicar um hidratante todos os dias, depois do banho, ajuda a pele a esticar, mas existem cremes especializados na prevenção de estrias que prometem ainda melhores resultados se aplicados com regularidade.
Experimente aplicar um destes cremes sobre o corpo em movimentos lentos e circulares para estimular a circulação, o que dará também uma sensação de relaxamento.
Entre o rol de cremes disponíveis para o cuidado da pele da grávida incluem-se ainda cremes tonificantes específicos para as mamas e para a barriga e geles de banho refrescantes e anti-stresse. Sentir-se tranquila pode ser um dos principais segredos de uma pele bonita.
Os efeitos do cansaço e do stresse revelam-se imediatamente na epiderme.
No entanto, nada disto terá efeito algum se não estiver atenta à balança.
Engordar demasiado - além de poder colocar em risco a sua saúde e a do bebé - fará com que a pele estique mais, provocando maior quebra das fibras de colagéneo.
Lembre-se que estar grávida não é motivo para comer por dois, mas sim para ser ainda mais exigente com a sua alimentação, evitando o excesso de doces e gorduras e apostando na escolha de alimentos variados e completos.
Não se esqueça também de beber muita água, assim, além de estar a contribuir para a hidratação da pele, estará também a evitar a retenção de líquidos e as suas consequências, como pernas pesadas ou pés e tornozelos inchados.

Manchas e cores
As alterações hormonais provocadas pela gravidez têm também efeitos na pigmentação cutânea. Os mamilos ficam, habitualmente, mais escuros.
O mesmo se passa com a linha que liga o púbis à parte superior da barriga - a línea negra.
Esta linha existe em todas as pessoas, embora seja pouco visível.
Durante a gravidez, torna-se mais escura.
Contudo, não é preciso preocupar-se com estas alterações de cor, pois tendem a desaparecer pouco tempo depois do parto.
Mais difíceis de fazer desaparecer são as manchas acastanhadas que, por vezes, aparecem no rosto durante a gravidez. Chamam-se pano gravídico, melasma ou cloasma.
A origem destas manchas não é ainda bem conhecida, embora o seu aparecimento esteja, normalmente, associado aos efeitos das hormonas femininas e à exposição solar.
Muitas vezes, estas manchas precisam de tratamento específico para serem eliminadas, outras vezes, após o parto, vão desaparecendo gradualmente.
A única forma de tentar evitá-las é redobrar a protecção solar.
Umas vez que não é possível determinar os factores que tornam uma grávida mais disposta ao aparecimento destas manchas, os especialistas aconselham a aplicação de protector solar no rosto diariamente.
Mesmo que não exista uma exposição directa ao sol, a acção dos raios solares durante, por exemplo, o caminho entre a casa e o trabalho, pode ser suficiente para provocar as indesejadas manchas.
O aparecimento de acne pode ser outra das surpresas provocadas pelas alterações hormonais da gravidez. Mas também em relação a este assunto não há regras.
Algumas grávidas sentem-se regressar à adolescência à medida que observam as borbulhas e pontos negros a invadirem o rosto.
Outras, sentem-se melhor do que nunca, e rejubilam com o a suavidade e luminosidade da pele do rosto durante nove meses. Isto deve-se ao aumento de fluxo sanguíneo que circula no corpo - 50 por cento mais na altura que o bebé estiver pronto para nascer - fazendo com que a pele se vá tornando mais macia e suave.
Se, pelo contrário, a sua pele se tornou mais oleosa e apresenta erupções não desespere.
O mais certo é que, perto do final dos nove meses, tudo volte ao normal.
No entanto, se quiser experimentar algum tipo de tratamento, aconselhe-se com o seu médico assistente, pois a maior parte dos cremes de tratamento para a acne não devem ser utilizados por grávidas, uma vez que contêm substâncias que podem provocar danos no feto.
Dificilmente se poderá controlar o aparecimento das borbulhas, a única forma de prevenção é lavar e hidratar o rosto todos os dias, esperando que isso diminua as possibilidades de instalação de bactérias e obstrução de poros.
Como se disse no início, a gravidez é o momento ideal para começar a tratar de si.
Mas, depois de nove meses de tratamento intensivo, não deite tudo a perder só porque tem um bebé maravilhoso nos braços.
Aproveite o ritmo e continue a mimar-se diariamente. Para que sinta bem por dentro e por fora.

Contra as estrias

- Coma sensatamente e evite ganhar peso a mais. Se aumentar excessivamente o peso num espaço de tempo curto, a pele não terá oportunidade de se adaptar e terá de se esticar para acomodar a sua nova forma.
- Use um soutien bem à sua medida durante toda a gravidez. Mude de tamanho de soutien conforme as mamas vão crescendo, para que estejam sempre devidamente apoiadas.
- Use um soutien para dormir se tiver seios grandes. Ter cuidado com os seios durante o dia não chega - eles necessitam de cuidados 24 horas.
- Mantenha a pele flexível. Faça massagens com creme na zona do peito e barriga, para conferir elasticidade à pele. A manteiga de cacau e o óleo de amêndoas doces - à venda nas farmácias - têm-se revelado eficazes em muitas mulheres.
- Aplique um óleo de vitamina E pura, localmente, para hidratar a pele.


1 comentário:

Cláudia disse...

Tenho seguido atentamente todos os posts e informações que nos têm dado. Mas não tenho comentado porque tento evitar estar muito tempo na net... Como sabes estou com Gravidez de Alto Risco e ... Enfim...
Continua o bom trabalho...
Estou sempre aqui

Bjs grandes

Já utilizei a simulação aoabono e tudo...
Bela ideia
:)))