Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 11, 2007

Início precoce e amamentação exclusiva por seis meses pode salvar mais de UM milhão de bebés!


“Tudo começa ao nascer. Nosso primeiro acto depois de nascer é sugar o leite materno. Este é um ato de afeição, de vínculo. Sem este acto, nós não sobrevivemos. È um facto… É a realidade”.
Dalai Lama and Howard C. Cutler, The Art of Happiness A Handbook for Living.1998



Amamentação Óptima
A Estratégia Global de Alimentação para Lactentes e Crianças Pequenas da OMS/ UNICEF recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados, por dois anos ou mais. O início da amamentação, nos primeiros minutos das primeiras horas de vida, começa com o contacto pele com pele e ajuda mães e bebés a alcançarem a amamentação óptima. Esta é uma recomendação da IHAC, especificamente do PASSO 4 dos 10 PASSOS para o Sucesso da Amamentação da OMS/ UNICEF.


Amamentação e Direitos
A Convenção dos Direitos da Criança reconhece que toda criança tem direito à vida e busca garantir sua sobrevivência e desenvolvimento. Amamentar na primeira hora após o parto ajuda a garantir a sobrevivência da criança. As mulheres têm direito a esta informação e a receber a ajuda que precisarem para iniciar a amamentação conforme é preconizado.

Sem comentários: