Os Nossos Amigos

segunda-feira, outubro 08, 2007

Intolerância à lactose


É frequente ouvir-se falar de intolerância ao leite de vaca, das alergias que ele provoca ou da sensibilidade que algumas crianças têm a este alimento. No entanto, é necessário conhecer o que cada uma destas anomalias significa.


O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma consequência da incapacidade do organismo para digerir a lactose.
Esta incapacidade resulta da ausência de uma enzima intestinal chamada lactase, que é a responsável pela decomposição do açúcar do leite. Quando esta decomposição não é realizada pela enzima lactase, o açúcar passa para o intestino grosso.

O que causa a intolerância?
A intolerância à lactose pode classificar-se em três tipos distintos:
- A deficiência congénita da enzima, ou seja, a criança nasce sem a capacidade para produzir lactase o que implica ser alimentada, desde o início com leites de fórmula, já que o leite materno tem lactose.
- A deficiência primária é a causa mais comum de intolerância à lactose. Esta deficiência deve-se ao facto de haver uma tendência natural para a diminuição da produção da enzima lactase.
- A diminuição secundária da enzima por doença, acontece quando a criança tem, por exemplo, diarreia.
Nestes casos, frequentes no primeiro ano de vida, a intolerância passa quando a flora intestinal é reposta.
Sempre que há uma falha na decomposição da lactose, o intestino delgado deixa passar uma grande quantidade deste açúcar, que será decomposto pelas bactérias do intestino grosso. Esta decomposição aumenta a retenção de água no intestino causando gases, dores abdominais e diarreia.

Os principais sintomas da intolerância
Os sintomas da intolerância à lactose são sempre dependentes da quantidade de lactose que foi ingerida e pela tolerância que possa haver no organismo.
Se a criança é totalmente intolerante à lactose devido a deficiência congénita, os sintomas serão muito mais desconfortáveis do que para uma criança que sofreu uma diminuição secundária da enzima devido a um quadro de diarreia. Ainda assim, podem-se enumerar como principais sinais da intolerância à lactose,
os seguintes sintomas:
.Náuseas
.Diarreia
.Dores abdominais/cólicas
.Desconforto
.Flatulência excessiva
.Aumento do volume abdominal

Como é feito o diagnóstico?
Para que o médico diagnostique a intolerância à lactose, realiza um de três exames:
- Nas crianças, realiza um exame à acidez das fezes. Este exame detecta os ácidos que a má digestão da lactose produziu.
- Exame de intolerância- Após fornecer lactose pura ao paciente, medem-se – durante algumas horas – os níveis de glicose existente no sangue. Se a pessoa é tolerante, os níveis de glicose aumentam, mas se não for tolerante à lactose, os níveis não aumentam significativamente. Este exame não é, habitualmente, realizado em crianças pequenas.
- Monitorização da quantidade de hidrogénio- A fermentação da lactose pelas bactérias do intestino grosso liberta hidrogénio que se mistura com o sangue e chega aos pulmões através da corrente sanguínea.
Assim, quando se realiza o teste, a existência de hidrogénio no ar exalado, é sinal de que houve uma má decomposição da lactose. Este teste também é pouco utilizado em crianças pequenas.
Como se trata a intolerância?
Não existe uma cura definitiva para a intolerância à lactose. O que os médicos costumam aconselhar é a alteração da dieta alimentar do doente e a substituição dos produtos derivados e preparados com leite, por outros que não tenham lactose na sua composição.


Alimentos permitidos
·Carne em geral
.Leguminosas
.Leites de soja, leites sem lactose
.Margarina e geleias
.Arroz e cereais
.Pão e bolachas que não tenham leite na sua composição
Alimentos proibidos
.Leite de vaca e seus derivados (manteiga, queijo, etc.)
.Alimentos preparados à base de leite (pudins, bolos, etc.)
.Pão e bolachas que tenham leite na sua composição
Curiosamente, existe um produto derivado do leite que os intolerantes à lactose podem, em concordância com o médico que os acompanha, comer: os iogurtes cuja composição tem lactobacilos, geralmente não causam os sintomas da intolerância. Mas mais uma vez recordamos que, antes de os oferecer ao seu filho, deve conversar com o pediatra e pedir a sua opinião.
As opções do mercado
Existem algumas alternativas ao leite (com lactose) no mercado, como os leites de soja, os leites de vaca sem lactose. Com eles, o seu filho pode continuar a receber os aportes necessários de cálcio e outros nutrientes em que o leite é rico, sem correr o risco de sofrer de algum transtorno causado pela lactose.
A escolha é sua e se tem dúvidas não hesite em conversar com o pediatra do seu filho. Ele certamente irá dar-lhe as melhores indicações acerca da forma como ultrapassar este transtorno.



In sapo bebé

Sem comentários: