Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 25, 2007

Nascimentos múltiplos



Estar à espera de gêmeos, para além de ser uma surpresa e uma alegria, pode também causar apreensão e até algum medo relativamente ao parto.
Todavia e apesar deste tipo de gestação ser considerado pelos médicos como uma complicação da gravidez, as coisas podem correr tão bem como se desse à luz apenas um bebê.


Que tipos de gravidez múltipla existem?

A gravidez múltipla distingue-se segundo a forma como os embriões são gerados: a gestação dizigótica, de onde resultam os chamados gêmeos falsos e a gestação monozigótica ou monovular. No caso de gêmeos falsos, dois óvulos são fertilizados, dando origem a gêmeos do mesmo ou de sexos diferentes.
O fato de os gêmeos serem do mesmo sexo, não significa que sejam iguais, aliás e como o próprio nome indica, os gêmeos falsos terão apenas as semelhanças que os irmãos, em geral têm uns com os outros.
O mais comum é cada um dos fetos ter a sua própria placenta, o que não impede que mais tarde as placentas se fundam numa só.
Os gêmeos idênticos são gerados a partir de um único óvulo que se divide após a fecundação.
As células separadas dão origem a fetos com genes e código genético idênticos.
Estes gêmeos são sempre do mesmo sexo, desenvovendo-se juntos na mesma placenta.

Como se processam os nascimentos múltiplos?

Os nascimentos múltiplos são sempre encarados como se se tratasse do nascimento de dois bebês separados, ou seja, porque um dos bebês nasce de parto normal (vaginal), não significa que o nascimento do outro tenha de ocorrer do mesmo modo.
De qualquer modo a grávida será aconselhada a ter os bebês no hospital, uma vez que a gestação múltipla é encarada como uma complicação da gravidez, existindo uma série de patologias que poderão ser agravadas por esta situação, como sejam, a anemia, a hipertensão e o desenvolvimento fetal que podem atingir proporções preocupantes pelo fato de se estar perante mais do que um feto.
A posição mais frequente dos gêmeos, na altura do nascimento é a de cabeça para baixo, sendo que o segundo bebê nascerá cerca de 8 a 10 minutos depois do primeiro.
Muito provavelmente será aconselhada a levar anestesia epidural, uma vez que o parto múltiplo pode demorar mais tempo do que o parto de um só feto.
Também pode acontecer que o segundo bebê esteja numa má posição para nascer, o que obriga o médico a fazer uma ruputura na membrana que o envolve para o virar manualmente e, assim, facilitar o seu nascimento.
Apesar de nunca se saber como é que o parto vai correr, especialmente se se tratar de nascimentos múltiplos, pode dizer-se que cada vez é mais seguro ter gêmeos.
Isto sucede porque a posição exata do segundo bebê e o estado em que o mesmo se encontra podem ser constantemente controlados através de ultra-sons e de ecografias.
Se estiver grávida de três ou mais bebês, o mais certo é ter de ser submetida a uma cesariana, embora alguns médicos, com muita experiência nestes tipos de parto, possam optar por um parto vaginal.

In Meu bebezinho

Sem comentários: