Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 11, 2007

Nova vacina contra o HPV à venda em Portugal

O mercado português terá, a partir de segunda-feira, uma segunda vacina contra o cancro do colo do útero, cujo preço será 48 euros inferior ao da que já está à venda no nosso país desde o início do ano.

O novo produto, comercializado pela Glaxo Smith Kline, custará 433,23 euros, contra os 483,35 euros da vacina da Sanofi Pasteur, no total das três doses necessárias. A diferença entre as duas marcas está no facto de a vacina da Sanofi oferecer protecção contra quatro tipos do vírus do papiloma humano (HPV, causador de cancro) - 6, 11, 16 e 18 -, enquanto a da Glaxo protege contra as estirpes 16 e 18, responsáveis pela maioria dos casos de cancro do colo do útero.

Recorde-se que a vacina contra o HPV não é comparticipada em Portugal, tendo de ser suportada totalmente pelas mulheres que optam pela sua toma. Ambas as empresas já fizeram entretanto chegar pedidos de comparticipação à Autoridade do Medicamento (Infarmed), que está a analisar estudos de custo-efectividade. A decisão final caberá, contudo, ao ministro da Saúde.

Paralelamente, a Direcção-Geral da Saúde e a comissão técnica de vacinação têm analisado a doença e o contexto epidemiológico português, para avaliar as estratégias de vacinação mais adequadas.

As estratégias podem ir desde uma vacinação universal (incluindo a vacina no Programa Nacional de Vacinação, o que a torna gratuita) ou dirigirem-se a determinados grupos, como sucede com vacinas recomendadas, por exemplo, a quem viaja para países com determinadas doenças (como a febre amarela).

Muitos países europeus avançaram já para a comparticipação parcial da vacina, enquanto outros a oferecem gratuitamente a determinadas faixas etárias.

11/10/07

Sem comentários: