Os Nossos Amigos

quinta-feira, outubro 11, 2007

Falsas crenças



Barreiras para o Início Normal da Amamentação

1. Colostro não é bom, ou pode ser perigoso para os bebés. NÃO!
Colostro é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento
· Primeira vacina – protege contra infecções intestinais e outras
· Laxante para ajudar a prevenir a icterícia


2. Bebés precisam de chás especiais e outros líquidos antes da amamentação. NÃO!
Qualquer alimento pré-lácteo (alimento dado antes que a amamentação tenha sido iniciada) aumenta o risco de infecção no bebé, reduz a probabilidade de amamentação exclusiva e encurta a duração da amamentação.


3. Os bebés não vão conseguir leite suficiente só com o colostro e leite materno. NÃO!
O colostro é suficiente para as primeiras mamadas do bebé. É normal que o recém-nascido perca 3-6% do seu peso de nascimento. Eles nascem com uma reserva de água e açúcar em seus corpos para usar neste período.


4. Os bebés ficam muito frios. NÃO!
Os bebés ficam aquecidos quando em contacto pele com pele com suas mães. Surpreendentemente, a temperatura do peito da mãe aumenta 0.5° C com 2 minutos de contacto do bebé no seu peito.


5. As mães estão exaustas depois do trabalho de parto e do nascimento para alimentar seus bebés imediatamente. NÃO!
O aparecimento da oxitocina que é libertada com o contacto pele com pele e com a amamentação ajuda a acalmar a mãe depois do nascimento de seu bebé.

6. É muito importante aspirar a boca, o nariz e a orofaringe antes da primeira respiração para impedir a aspiração de líquidos do parto, especialmente se o bebé evacuou durante o trabalho de parto. NÃO!
A aspiração do recém-nascido saudável a termo não reduz a ocorrência de aspiração de mecônio e pode lesar a mucosa da boca, faringe e cordas vocais. A aspiração gástrica também interfere com a amamentação.


7. A vitamina K e a medicação para evitar conjuntivite gonocócica deve ser dada imediatamente após o nascimento. NÃO!
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e a Academia de Medicina da Amamentação afirmam que estas importantes medidas profiláticas podem ser retardadas por uma hora, até que o recém-nascido tenha mamado, sem risco para o bebé.
Elas não devem ser motivo de separação da mãe e bebé.


8. As mulheres necessitam ser medicadas para lidar com a dor do parto. Normalmente, NÃO!
O uso de analgesia/ anestesia no trabalho de parto pode sedar o bebé, diminuir o comportamento de busca e retardar o início da amamentação por horas ou dias. O uso de terapias complementares incluindo a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto ajuda a mulher a lidar com a dor e o prognóstico obstétrico é melhor.


9. Requer muito tempo e trabalho ajudar a mulher durante esta primeira mamada. NÃO!
Enquanto o bebé está sobre o tórax da mãe, o profissional pode continuar a avaliação usual da mãe e do bebé e as outras tarefas. O bebé vai encontrar seu próprio caminho para o peito.

Sem comentários: