Os Nossos Amigos

sexta-feira, outubro 12, 2007

Porque é que o contacto pele com pele entre a mãe e o bebé depois do nascimento e a amamentação dentro da primeira hora são tão importantes?




1. O corpo da mãe ajuda a manter o bebé adequadamente aquecido, o que é especialmente importante para os bebés pequenos e de baixo peso ao nascer.

2. O bebé fica menos stressado, mais calmo e tem a freqüência, respiratória e cardíaca, mais equilibradas.

3. O bebé é exposto às bactérias da mãe, que não são patogênicas, ou contra as quais o leite materno contém factores de proteção. As bactérias maternas colonizam o intestino do bebé e a sua pele e competem com as bactérias patogênicas presentes no ambiente hospitalar, e assim, evitam que ocorra infecção.

4. O bebé recebe o colostro nas primeiras mamadas- líquido de ouro, algumas vezes chamado de um presente da vida.
· O colostro é rico em células imunologicamente activas, anticorpos e fatores de proteção. Assim, ele serve como a primeira vacina do bebé. Ele protege contra muitas infecções. Ajuda a regular o próprio sistema imune do bebé em desenvolvimento. Contém factores de crescimento, que ajudam seu intestino a amadurecer e a funcionar efetivamente. Isto torna mais difícil a penetração de microorganismos e alergenos no corpo do bebé.
· É rico em vitamina A, que ajuda a proteger os olhos e a reduzir infecções.
· Ele estimula o peristaltismo intestinal do bebé e o mecônio é rapidamente eliminado do intestino. Ajuda a eliminar as substâncias que produzem icterícia no bebé reduzindo a icterícia neonatal
· Vem em pequenos volumes, perfeito para as necessidades do bebé.

5. Tocar, abocanhar e sugar o peito estimula a liberação de oxitocina - isto é importante por muitas razões:
· Oxitocina estimula a contração uterina. Isto ajuda a expulsar a placenta e reduz o sangramento após o parto.
· Oxitocina estimula outras hormonas que levam a mãe a ficar calma, relaxada e mais amorosa com o seu bebé.
· Oxitocina estimula a saída de leite do peito

6. As mulheres experimentam um prazer incrível com este primeiro encontro com seu bebé! E os pais geralmente compartilham deste prazer. Começa a se estabelecer o vínculo entre mãe e filho.

Além disso, o contacto pele com pele e mamadas precoces com colostro estão associadas à redução da mortalidade no primeiro mês de vida. Estão, também, associadas ao aumento da amamentação exclusiva e à maior duração da amamentação, promovendo mais saúde e reduzindo a mortalidade em fases mais tardias também.

2 comentários:

Carla disse...

Olá

Venho cá uma vez mais dar-te os parabéns pelo blog que está espectacular. Ultimamente tenho passado por aqui menos vezes porque estou com tão pouco tempo e por vezes até me custa aqui vir, porque me lembro de que descobri o teu blog quando estava grávida e dá-me umas saudades de tudo o que vivi o ano passado. Sobretudo depois de ter ficado em casa de baixa em que passeava pela net e explorei este teu blog até ao último link... Pode ser que para o ano a coisa volte a acontecer. A ver vamos.
No entanto queria dizer-te que sempre que aqui passo leio atentamente tudo o que tens publicado e está extraordinário. É sempre material pertinente e com muito, mas mesmo muito interesse.

Desculpa ter-me alongado tanto, mas às vezes tenho a sensação que não te mimamos o suficiente com os nossos comentários.

Beijos

PM disse...

Obrigada querida pelo teu miminho e pelas tuas palavras!!!
Fico contente por saber que gostam das coisas que publicamos e que vos sao uteis!!!
Espero poder voltar a ter-te na listinha das mamãs!!!
Seria um prazer!!!
Tudo de bom para vocês e beijocas ENORMES